Connect with us

Nossa Cidade

Sumaré suspende reajuste de tarifa de água e esgoto imposto pela BRK e ARES-PCJ

Publicado

em

O prefeito Luiz Dalben e o vice Henrique Stein suspenderam o reajuste de 2,89% na tarifa de água e esgoto de Sumaré, imposto pela concessionária BRK e autorizado pela agência reguladora do serviço na região, a ARES-PCJ. A suspensão ocorreu por meio do decreto n° 10.806/2020, devido ao momento de pandemia que tange o país e por a cidade estar em estado de calamidade pública. O decreto também determina a suspensão do corte dos serviços por inadimplência e qualquer pedido de revisão tarifária enquanto o estado de calamidade pública durar.

“No início de maio, a ARES PCJ deferiu o pedido de reajuste feito pela BRK, que seria aplicado já em julho deste ano, todas as faixas e categorias de consumo. Imediatamente já suspendemos este reajuste, pois temos um decreto (n° 10.776) de estado de calamidade pública que permite suspender qualquer reajuste ou pedido de revisão tarifária enquanto estivermos nessa situação. Acreditamos que este não é o momento de aplicar qualquer medida que traga ônus à população, mas sim nos preocuparmos em combater o coronavírus e utilizar todas as nossas forças nas medidas de prevenção da doença”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Sumaré trabalha desde janeiro num plano de contingência contra o coronavírus, capacitando os profissionais e orientando à população. A implantação de um hospital de campanha já está em andamento no antigo hospital Madre Theodora, na região de Nova Veneza. A previsão é que sejam implantados 20 leitos viabilizados pelo Município e 56 leitos de UTI pelo Governo do Estado, além dos diversos leitos de enfermaria. As equipes técnicas trabalham para dar andamento ao projeto. A Prefeitura já ampliou os leitos das UPAs Matão e Macarenko, todas as outras 22 unidades de saúde da atenção primária estão voltadas para o atendimento do coronavírus, seguindo os critérios do Ministério da Saúde, caso necessite utilizar seus espaços para tratamento da doença.

Além disso, a Secretaria de Saúde, disponibiliza 6 unidades de referências para tratamento da Covid-19. Os moradores que apresentarem sintomas leves da doença, por exemplo, devem procurar a unidade localizada na sua região: Região Central/Rural (UBS Veccon), Região do Matão (UBS Matão), Região do Picerno (UBS Bordon), Região do Maria Antonia (UBS Florely), Região da Área Cura (UBS Ypiranga) e Região de Nova Veneza (PA-CIS Nova Veneza, segunda entrada). Também há a fiscalização e orientação diária no comércio e aglomeração de pessoas das ruas.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook