Nossa Cidade
Sumaré terá aumento no efetivo da Polícia Civil
Devido ao alto índice de criminalidade na cidade, constatada através das estatísticas da SSP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), Sumaré receberá do Governo do estado dois escrivães e dois investigadores. O secretário de segurança pública do estado Mágino Alves Barbosa Filho anunciou, segundo a Prefeitura de Sumaré, envio imediato. No entanto, a data em que os profissionais começariam a trabalhar não foi divulgada.
O envio de efetivo se deu após representantes da Prefeitura de Sumaré, da Câmara Municipal e o deputado federal Vanderlei Macris irem a São Paulo conversar com o secretário de estado de Segurança Pública para solicitar medidas de reforço à área de Segurança Pública na cidade. O secretário reuniu-se no último dia 22 de julho com a cúpula das Polícias Civil e Militar na região para “reduzir ainda mais os índices de criminalidade” locais.
Segundo a Secretaria Estadual de Segurança, foram abordados temas como aperfeiçoamento do desempenho policial e atividades de combate à criminalidade. “Nos reunimos para estudar as melhores estratégias para o policiamento em Sumaré e região, com a finalidade de minimizar os impactos dos índices criminais locais”, explicou o secretário estadual de Segurança.
Participaram do encontro do dia 22 o diretor do Deinter 9 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior de Piracicaba, responsável pela macrorregião), delegado Paulo Afonso Bicudo, o delegado seccional de Americana, Paulo Afonso Tucci, o comandante do CPI-9 (Comando de
Policiamento do Interior de Piracicaba), coronel Érico Hammershimidt Júnior, e o comandante do 48º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior de Sumaré), tenente coronel Carlos Eduardo Fanti.
MAIS REFORÇOS
Assim que o curso de formação na Academia de Polícia for concluído, outros quatro investigadores e quatro escrivães deverão ser empossados na cidade de Sumaré. “Esse reforço vai fortalecer as investigações no município, principalmente os casos de homicídio”, explicou o delegado do Deinter 9, Paulo Afonso Bicudo.
Segundo nota emitida pela pasta, os resultados do encontro das autoridades policiais “já deverão surtir efeitos imediatos no policiamento ostensivo da região”. “Iremos realizar semanalmente operações integradas com os demais Batalhões, com a Polícia Civil e com a Guarda Civil Municipal de Sumaré. Serão escolhidos os locais que apresentaram índices mais expressivos”, destacou o coronel Hammershimidt Júnior.
Para o comandante do CPI-9, a integração entre as forças de segurança é fundamental para o eficiente combate à criminalidade. “As atividades integradas são fundamentais. Com essa troca de informações e a criação de estratégias os resultados são bem melhores”, completou
Hammershimidt Júnior.
NÚMEROS
De janeiro a maio deste ano, a Polícia Militar recuperou 211 carros roubados em Sumaré, prendeu em flagrante 178 pessoas e ainda apreendeu 47 armas de fogo. Também foram fiscalizados 10.271 veículos e apreendidos 32,51 quilos de entorpecentes na cidade.
REIVINDICAÇÃO
A comitiva de autoridades de Sumaré esteve na sede da Secretaria de Segurança Pública em 30 de junho para solicitar medidas de reforço à área de Segurança Pública na cidade, principalmente através das Policias Civil e Militar (corporações sob responsabilidade da SSP). O encontro inicial foi intermediado pelos deputados Vanderlei e Cauê Macris (Estadual).
Na ocasião, a reunião foi considerada “muito positiva” pela Prefeitura de Sumaré“ especialmente porque o secretário já definiu que irá acionar o BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia Militar) de Campinas para realizar operações preventivas na cidade, como medida de reforço ao trabalho já realizado pelas nossas Companhias da PM”.
Dentre as medidas solicitadas pela Prefeitura estavam exatamente a expansão do quadro efetivo das Polícias Civil e Militar em Sumaré, os quadros de investigadores e escrivães da Polícia Civil (defasados atualmente em pelo menos 15 servidores) e a modernização da atual frota da Polícia Militar local, bastante defasada e que requer manutenções constantes, ainda mais levando-se em conta a extensão territorial de Sumaré.
Também foi solicitada a celebração de convênio com a Polícia Militar para compartilhar as informações captadas por meio do Sistema de Videomonitoramento, no qual 20 câmeras do tipo “inteligente” (que fazem o reconhecimento das letras e números das placas dos veículos) estão sendo instaladas nas entradas e saídas do Município.
Da Redação