terça-feira, outubro 24

Sumaré terá Mutirão de Coleta de Lixo Eletroeletrônico neste sábado

A Prefeitura de Sumaré, em parceria com o Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), realiza neste sábado, dia 16, o Mutirão de Coleta de Lixo Eletroeletrônico. A ação visa a destinação correta dos materiais, preservando o meio ambiente e a saúde pública, e acontecerá em oito pontos, em todas as regiões da cidade. No Centro Esportivo, região central, as equipes receberão os eletroeletrônicos das 8h às 16h. Nos demais pontos de apoio, a ação acontece das 9h às 13h. As regiões do Picerno e Maria Antonia, além do mutirão, também recebem equipes da Seja Digital para orientação às famílias sobre o desligamento do sinal analógico de TV e a necessidade de adaptar os televisores antigos para que recebam o sinal digital.

“Contamos com a adesão de toda a comunidade nesta importante iniciativa. Nosso objetivo não é apenas recolher os eletroeletrônicos, mas principalmente conscientizar os moradores sobre a necessidade de se realizar o descarte correto do lixo – seja ele doméstico, restos de construção civil, eletroeletrônico –, e incentivar práticas sustentáveis, como a reciclagem e reutilização”, explicou prefeito Luiz Dalben.

            Poderão ser entregues nos pontos de coleta: televisores, computadores e seus componentes, impressoras, notebooks, aparelhos de som, rádios, filmadoras, celulares, telefones, fogão, geladeira, micro-ondas, secador de cabelo, ferro de passar roupa, chuveiro, entre outros itens. “Só não serão aceitas lâmpadas, pilhas, baterias de celular, CDs, DVDs, fitas VHS, disquetes, toners e cartuchos de impressoras”, ressaltou o secretário municipal de Serviços Públicos, Eder Ruzza.

Segundo o superintendente do Consimares, Valdemir Ravagnani, a destinação correta dos resíduos será feita pela Brasil Reverso, empresa recicladora instalada em Nova Odessa e certificada no assunto. A ação não terá custos ao município.

“Os aparelhos eletrônicos, quando descartados de forma incorreta, representam graves riscos ambientais, com reflexos na saúde pública, pois possuem diversos metais pesados como chumbo, cobre, alumínio, que podem contaminar o solo e água. Então todos os moradores que tiverem qualquer aparelho em casa, sem uso, basta levá-lo até o ponto de coleta mais próximo de sua residência, onde nossas equipes estarão prontas para fazer a recolha”, incentivou o vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, Henrique Stein.

Confira os pontos de descarte:

  1. Região Central

Centro Esportivo – Rua Sebastião Raposeiro Júnior, s/nº, Vila Yolanda Costa e Silva

Das 8h às 16h

  1. Região de Nova Veneza

Pista de Skate – Avenida da Amizade, s/nº, Parque da Amizade

Praça do Centro Comercial da Villa Flora

  1. Região da Área Cura

Praça do Bom Retiro – Rua Lysi de Lara Lopes Diniz, s/nº, Jardim Bom Retiro

  1. Região do Matão

Recuo do Supermercado Arena – Avenida Emílio Bosco, nº 2.760, Matão

  1. Região do Maria Antonia

Praça do Angelo Tomazin – Rua Gervacina Alves Ferreira, s/nº, bairro Angelo Tomazin

  1. Região Rural

Administração Regional Rural – Rua Argia de Marchi, nº 50, bairro Cruzeiro

  1. Região do Picerno

Próximo à feira – Avenida Fuad Assef Maluf, Parque Rosa e Silva

SEJA DIGITAL

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal de TV no Brasil, promove junto ao mutirão nas regiões do Picerno e Maria Antonia uma mobilização para realizar o agendamento das famílias que têm direito aos kits gratuitos, com antena digital e conversor com controle remoto. A ação será realizada das 9h às 13h, na feira do Picerno (Avenida Fuad Assef Maluf) e na Praça do Angelo Tomazin (Rua Gervacina Alves Ferreira, s/nº).

Durante o evento, as famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal poderão tirar dúvidas sobre o desligamento do sinal analógico de TV, que acontecerá no dia 29 de novembro em Sumaré e região, e agendar a retirada do kit gratuito – o prefeito Luiz Dalben assinou Termo de Cooperação com a Seja Digital para informar a população sobre a distribuição gratuita dos kits às famílias beneficiárias. Os equipamentos estão sendo entregues às famílias cadastradas em programas sociais como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pronatec, entre outros, e possibilitam que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital.

Para saber se têm direito e agendar a retirada dos equipamentos, os moradores também podem acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos.