Sumaré terá uma escola técnica gratuita
A obra deve começar em breve. A ETEC Sumaré vai oferecer cursos técnicos gratuitos para jovens de toda a cidade. O compromisso de destinar os recursos para a obra, estimados atualmente em R$ 10,2 milhões, foi anunciado em 2013 à prefeita Cristina Carrara, pessoalmente, pelo Governador Geraldo Alckmin. O terreno onde será construída a nova escola pública profissionalizante, com 10,1 metros quadrados, foi doado em 2014 pela Prefeitura de Sumaré ao Governo do Estado.
PREVISÃO
A previsão é que o primeiro vestibulinho seja realizado já no segundo semestre do próximo ano e as aulas tenham início em 2017, oferecendo inicialmente os cursos técnicos profissionalizantes gratuitos de Meio Ambiente, Logística e Eletrônica, além do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio – a fim de atender a demandas por mão de obra capacitada que preencham o perfil das empresas locais e de toda a região.
De acordo com o projeto, a estrutura da nova escola será formada por bloco administrativo e pedagógico, ginásio de esportes com vestiário, cantina e portaria, capacidade para atender a cerca de 1.000 alunos em cursos técnicos diurnos e noturnos e também com Ensino Médio diurno – sendo que parte dos alunos será atendida em período integral. Serão até 12 classes de 40 alunos por período.
“A expectativa da Administração e de toda a população sumareense é muito grande! A ETEC é um sonho que já está se tornando realidade porque, daqui mais alguns dias, já conheceremos a empresa vencedora da licitação e, depois, é só esperar a ordem de serviço para o início da construção. Esta obra será extremamente importante para Sumaré, para a preparação e qualificação dos nossos jovens”, disse a prefeita Cristina Carrara.
TERRENO
O terreno no Jardim Luiz Cia abrigou, durante anos, a escola do SESI Sumaré. A demolição do antigo prédio para a construção da nova ETEC, nos padrões do Centro Paula Souza, foi realizada pela Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, assim como toda a limpeza do local. Esta é uma das condições para que o Governo do Estado inicie a construção da Escola Técnica neste terreno.
A construção da ETEC Sumaré foi garantida em 29 de agosto de 2013, quando a prefeita sancionou a Lei Municipal nº 5.520, de sua própria autoria e aprovada pela maioria dos vereadores, que realizou os ajustes necessários na legislação anterior que autorizava a doação do terreno. O procedimento administrativo interno que culminou no termo de doação foi iniciado também em 2013 pela atual gestão, por meio do Setor de Convênios, junto à Divisão de Gestão Imobiliária do Centro Paula Souza.
Finalmente, a prefeita Cristina Carrara assinou em junho de 2014 a escritura da doação da área pública municipal ao Centro Paula Souza para a construção da nova ETEC de Sumaré, viabilizada por meio de parceria da Administração Municipal com o órgão do Governo do Estado.
Há 216 ETECs atualmente, em 159 municípios paulistas, e Sumaré é uma das únicas cidades paulistas com 200 mil habitantes ou mais que ainda não contavam com uma unidade do Centro Paula Souza.
Share this content: