Connect with us

Nossa Cidade

Sumaré termina 2021 com o volume de chuvas 33% abaixo dos dados registrados em 2020 e consumo elevado

Publicado

em

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré informa que a cidade registrou em 2021 um acumulado de 800 milímetros de chuvas. Esse índice é 33% menor quando comparado ao mesmo período do ano anterior, que somou 1.195 milímetros, de acordo com dados da rede pluviométrica do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), responsável por medir o volume de chuvas em todo o estado de São Paulo, e de equipamentos instalados pela BRK em suas captações.

No mês de dezembro o índice pluviométrico da cidade foi de 138 milímetros, ou seja 44% inferior ao registrado em 2020, quando no mesmo mês foram contabilizados 247 milímetros de chuva.

A concessionária monitora o comportamento hídrico das captações do município que seguem em atenção.  Atualmente, o rio Atibaia, principal manancial do município, apresenta o nível normal de 1,80 metros, quando o mínimo necessário para captação é de 1,20 metros. O mesmo cenário pode ser observado na represa do Marcelo, assim como a represa do Horto I, que operam em condições normais com níveis em 69% e 76% respectivamente. Já a represa do Horto II se encontra atualmente em estado crítico, com 36% da capacidade atual. 

Apesar da melhora nas vazões atuais dos mananciais, a condição do abastecimento ainda é de atenção e o consumo médio em Sumaré tem se mantido elevado, apesar dos alertas e orientações da concessionária com relação a necessidade do uso consciente e racional da água.  

Em 2021, o consumo médio registrado por habitante/dia na cidade foi de 151 litros, o que significa que cada pessoa consumiu, pelo menos, 41 litros de água a mais por dia que o recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU); que diz que cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene. 

Publicidade

A BRK realizou ao longo de 2021 uma série de obras, investimentos e medidas preventivas, estabelecidas em um Plano de Contingência para o enfrentamento do período de estiagem, mas é ainda é primordial a colaboração dos sumareenses para que seja possível manter toda a cidade abastecida.

“O momento é de atenção com relação aos hábitos de consumo que contribuem para uma má gestão dos recursos hídricos. Costumes como lavar calçadas e carros, deixar a torneira mal fechada, tomar banhos demorados e/ou manter a mangueira ligada sem uso, devem ser abolidos, pois agravam a situação”, ressalta Carina Giorgetti, coordenadora de Planejamento Técnico da BRK em Sumaré. 

Dicas para um uso mais consciente de água estão disponíveis na página da campanha Jogando junto pela água, em https://jogandojuntopelaagua.com.br/. Neste endereço eletrônico, a BRK reúne todas as informações relacionadas a estiagem, como dados atualizados dos mananciais de captação, índices pluviométricos e um detalhamento das ações da concessionária no município.

Nossa Cidade

Rompimento de rede de água no Parque das Indústrias pode afetar abastecimento nesta segunda (17)

Publicado

em

Por

torneira

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, informa que houve o rompimento de uma rede de água na Rua Frei Damião de Bozano, no Parque das Indústrias, o que pode afetar o abastecimento de água no bairro.

Técnicos da concessionária trabalham para sanar o problema. A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado no final da noite desta segunda-feira, dia 17.

Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população. Em casos de dúvidas, ligue 0800 771 0001. O atendimento é gratuito e funciona 24h por dia.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeito Luiz Dalben é reeleito vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC

Publicado

em

Por

O prefeito Luiz Dalben foi reeleito nesta segunda-feira, dia 17, vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas.  A eleição ocorreu durante a primeira reunião do ano do Conselho, em Campinas, que também reelegeu Ggustavo Reis, prefeito de Jaguariúna, como presidente. O encontro teve como principal objetivo traçar metas para conter a nova cepa do coronavírus na região, além da H3N2 e demais síndromes gripais.

Durante o encontro, além da situação da pandemia em cada cidade, foi deliberada a suspensão dos bailes de carnaval nos setores privados – a comemoração de carnaval de rua já havia sido paralisada – além de questões de saúde pública.

Também houve a eleição do Conselho de Orientação do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas), que tem como objetivo supervisionar a aplicação dos recursos financeiros do Fundo para ações e projetos metropolitanos. Os prefeitos de Vinhedo, Dario PachecoMorungaba, Marco Antônio de Oliveira, e Luiz Dalben seguem como membros. O Fundocamp está vinculado à Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) e, entre suas funções, está financiar e investir em programas e projetos de interesse da RMC e contribuir com recursos técnicos e financeiros para a melhoria dos serviços públicos municipais, para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sócio-econômico da região.

Esta é a terceira vez que o prefeito Luiz Dalben assume a vice-presidência. O primeiro mandato foi entre 2017 e 2018. “Meu pai, o deputado Dirceu Dalben, foi presidente e vice no Conselho quando foi prefeito de Sumaré e é um grande orgulho seguir neste cargo, num momento tão delicado e importante, que necessita da união de todos. Agradeço a confiança dos demais prefeitos da região, nossa harmonia faz a diferença para enfrentarmos os obstáculos impostos, principalmente devido à pandemia. Não existem fronteiras para as dificuldades e precisamos trabalhar unidos para conquistarmos as vitórias. Estou muito honrado em ser escolhido para, além de trabalhar para a população, colaborar ainda mais com nossa região, integrando os municípios e contribuindo para o crescimento e qualidade de vida de todos”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Sumaré vacina crianças 5 a 11 anos

Publicado

em

Por

vacina

Sumaré sai na frente nos cuidados de nossas crianças: Vacinando de 5 a 11 anos as crianças portadoras de comorbidades e também as demais acima de 12 anos.

Saia na frente você também, traga seu filho para vacinação. Cuidando de nossas crianças estamos garantindo nosso futuro!

Confira os locais:

  • CIS Nova Veneza
  • Centro de Saúde II
  • UBS Bandeirantes
  • UBS Bordon
  • UBS Florely
  • UBS Matão

Das 9 às 15 horas.
Lembrando que a vacinação para os demais públicos também segue normalmente em todas as unidades de saúde.

Continue Lendo