Nossa Cidade
Telefone gratuito 0800, para sugestões e reclamações
Para conscientizar a população sobre a importância de utilizar os canais adequados para obter informações sobre o serviço e, principalmente, para registrar suas reclamações, a SMMUR (Secretaria de Mobilidade Urbana e Rural) da Prefeitura de Sumaré está reforçando a divulgação do telefone gratuito 0800 da pasta. Por meio do número gratuito, podem ser feitas reclamações, sugestões ou elogios, tanto sobre questões relacionadas ao Transporte Público Municipal quanto ao trânsito da malha urbana da cidade em geral. O telefone é o 0800 772 7722.
“É comum o usuário ter algum tipo de problema, principalmente com o Transporte Coletivo Urbano (ônibus vermelhos), mas não reclamar, ou reclamar para meios não oficiais, como sites diversos na internet. O conhecimento da reclamação por parte da secretaria é importante para a solução dos entraves. Isto só pode ser feito através deste telefone, pois só assim a reclamação é registrada em um formulário oficial e analisada pelos técnicos da pasta”, explicou a prefeita Cristina Carrara.
O reforço na divulgação do 0800 da Secretaria de Mobilidade também foi uma necessidade identificada durante as recentes reuniões do Plano de Mobilidade Urbana, realizadas em todas as regiões da cidade para coletar propostas para a melhoria da mobilidade para os próximos dez anos. Durante os encontros, a população solicitou bastante por meios de reclamação – algo que já existe, mas que poucos têm conhecimento.
Além de divulgação do 0800 por meios oficiais, como site oficial e página da Prefeitura no Facebook, um trabalho com os idosos do CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade) será realizado para conscientizar a melhor idade a reclamar seus direitos.
“Ouvimos reclamações genéricas de que ônibus que não teriam parado no ponto, principalmente para os idosos, ou que estariam sem o elevador de cadeirante, de motoristas que não respeitariam os usuários, de ruas que precisariam de reforço na sinalização, etc. Mas muitas vezes não temos o controle justamento por não termos a reclamação oficializada, registrada. Com um registro oficial, vamos conseguir solucionar os problemas, cobrar e empresa concessionária e melhorar o atendimento”, explicou o secretário da SMMUR, Luiz Eduardo Almança.
“Quando temos uma sobre algo relacionado ao Transporte Coletivo, notificamos a concessionária ou os permissionários do Transporte Complementar. Se a reclamação for recorrente, aumentamos a fiscalização pontual. Por isso orientamos que a população anote o máximo de informações possíveis, como o prefixo do ônibus, linha e horário, para que nossa averiguação seja precisa”, informou Júlio César Fernandes, superintendente administrativo de Transportes da Prefeitura.
“Quando o pessoal vê alguma viatura de trânsito ou nossa equipe fazendo algum trabalho na rua, nos param para pedir que faça uma pintura em determinada rua, que coloque lombada em outra. Por meio do pedido oficial no 0800, analisamos a viabilidade e melhoramos a mobilidade”, completou José Carlos de Oliveira, superintendente municipal de Trânsito.