Connect with us

Nossa Cidade

Tempo seco exige cuidados especiais com a saúde

Publicado

em

Os moradores de Sumaré têm sentido os efeitos da baixa umidade relativa do ar nas últimas semanas. Em “estado de observação”, as médias registradas no município têm se mantido abaixo dos 45% nesse período de estiagem, o que pode representar riscos à saúde da população. Por isso, a Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Defesa Civil, alerta para os cuidados especiais que devem ser adotados para evitar desde a desidratação até complicações mais graves, em especial entre as crianças e os idosos, que são mais vulneráveis às consequências do clima seco para a saúde. 

Pele muito ressecada, diminuição da urina, cansaço e sonolência podem ser sintomas de que algo não está bem. Nesse período, são comuns dor de cabeça, garganta seca e irritada, olhos avermelhados e coçando muito, e até sangramento nasal. Além desses desconfortos, há um grande prejuízo do tempo seco para as vias respiratórias, pois há mais concentração de poluentes no ar, comprometendo o bom funcionamento do nariz e dos pulmões. Pessoas com problemas respiratórios, como asma e rinite, acabam sofrendo mais, pois as infecções virais e bacterianas propagam-se com facilidade.

Para prevenir a saúde, a primeira recomendação dos especialistas é manter-se hidratado. Beba muita água ao longo do dia. Se a urina estiver amarela é sinal de maior necessidade da ingestão de líquidos – o ideal é que esteja transparente. Dê preferência a dietas leves, ricas em frutas e sucos naturais.

Também é importante evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas. Mantenha os ambientes limpos e arejados, em especial o quarto, utilizando umidificadores ou mesmo toalhas molhadas e recipientes com água ao lado da cama na hora de dormir.

Lavar as narinas com soro fisiológico em temperatura ambiente ajuda bastante. E passar hidratante na pele do rosto e do corpo melhora a sensação de ressecamento.

“São atitudes simples que nos ajudam a prevenir a saúde nessa época do ano e evitam que mais pessoas precisem procurar pelo atendimento médico, quando a orientação é permanecer em casa, mantendo a saúde e a qualidade de vida de toda a população”, completou o prefeito Luiz Dalben.

Nossa Cidade

Segunda ponte do Maria Antonia completa dois anos

Publicado

em

Por

A segunda ponte do Maria Antonia completa dois anos de inauguração nesta segunda-feira, dia 25. A passagem fica na rua Frei Damião de Bozzano e faz a ligação com do bairro com o Parque das Indústrias.

A ponte foi totalmente recuperada pela Secretaria de Serviços Públicos, que utilizou recursos, materiais e mão-de-obra próprios. Além disso, a área verde no entorno também foi revitalizada e transformada em um novo espaço de lazer às famílias.

“Nossa população merece. Este era um pedido antigo dos moradores e um compromisso que assumimos com os munícipes no início de nossa gestão. É com grande alegria que entregamos as duas pontes para a população, totalmente revitalizadas e tão necessárias para o denvolvimento da região e para a mobilidade dos munícipes. Isso é comprometimento e respeito com a população”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Para a recuperação da ponte, que estava sendo “engolida” pelo processo de erosão das margens do córrego, foram instaladas novas aduelas de concreto sob a passagem, a fim de melhorar a vazão das águas, as encostas também receberam barreiras de contenção, foram construídas calçadas e parapeito, além da recuperação do asfalto das vias do entorno e nova iluminação. Na área verde houve o plantio de 6,5 mil metros quadrados de grama e mais 150 mudas de árvores, além de serviços de pintura. O espaço também ganhou uma academia ao ar livre e um playground para a diversão da garotada.

As obras no local começaram pela recuperação da ponte da Rua 29, entregue em 2017. A passagem estava interditada havia anos para o tráfego dos moradores e, desta forma, a ponte da Rua Frei Damião de Bozzano, paralela, era a única opção de ligação entre os dois bairros. Após devolver a ponte da Rua 29 aos moradores, a Prefeitura de Sumaré iniciou as obras na passagem da Rua Frei Damião de Bozzano, que também já sofria com o processo de erosão das margens do córrego.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Sumaré já vacinou 566 profissionais de Saúde da Rede Municipal contra a Covid-19

Publicado

em

Por

O primeiro balanço da vacinação contra a Covid-19 para os profissionais de Saúde das unidades municipais que atuam na “linha de frente” no combate à pandemia do Coronavírus  mostra que, até o último domingo (dia 24), 566 trabalhadores haviam recebido a primeira dose da vacina. Eles estão sendo imunizados nas próprias unidades onde atuam de acordo com cronograma da Secretaria Municipal de Saúde.

Na semana passada, o Governo Estadual entregou ao Município o primeiro lote de vacinas, com 2.680 doses. A campanha segue nos próximos dias.

Conforme lembrou o secretário municipal de Saúde, Rafael Virginelli, a ampliação da vacinação para outros grupos depende do recebimento de novas remessas da vacina. “Portanto, ainda não haverá vacinação nos endereços divulgados anteriormente. A população não deve se dirigir aos locais, mas aguardar ser informada sobre a chegada de novas doses e as datas para vacinação”, explicou Virginelli.

“Os trabalhadores da Saúde são os mais expostos à contaminação pelo Coronavírus, por isso, a prioridade nessa primeira etapa da campanha. O avanço da vacinação para outros grupos é fundamental, mas pedimos que a população esteja consciente, aguarde a sua vez e continue adotando todas as medidas preventivas pelo bem da saúde própria e das pessoas que ama”, finalizou o prefeito Luiz Dalben.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Shopping ParkCity divulga novos horários de funcionamento

Publicado

em

Por

Seguindo as orientações do Governo e a atualização do Plano São Paulo, confira o novo horário de funcionamento do Shopping ParkCity Sumaré.

Novo horário de funcionamento – Segunda a sexta das 12h às 20h.

Sábado, domingos e feriados, Shopping ficará fechado.

Contato
Tel.: (19) 3450-2100
Atendimento: Segunda a Sexta: 10h – 18h

Endereço
Av. Rebouças, 3400 – Jardim Paulista, Sumaré – Sp – Cep 13171-065

Continue Lendo