Connect with us

Nossa Cidade

Tradicional Feira do Peixe de Sumaré acontece entre os dias 11 e 15 de abril

Publicado

em

feira-peixe

Expectativa dos feirantes é que haja aumento na procura por produtos frescos em comparação com o ano passado

Organizada pelo setor de Fiscalização de Feiras Livres e Posturas, da Secretaria de Obras de Sumaré, a tradicional “Feira do Peixe” será realizada durante a Semana Santa, entre os dias 11 e 15 deste mês. Durante os cinco dias feirantes que comercializam o produto in natura estarão espalhados por oito pontos do município (veja locais e horários abaixo).

“A principal função do evento é levar peixes frescos de qualidade até a mesa do consumidor de Sumaré. Organizamos e acompanhamos anualmente e cuidamos para que haja um bom andamento, diz a fiscal Regina Célia Leite, uma das responsáveis pela organização da feira. Regina explica que os preparativos incluem reunião com os feirantes para que seja determinado, em conjunto, data, horário e local de instalação dos estandes.

Segundo ela, barracas estarão instaladas nos bairros Matão, Inocop, Jardim Bom Retiro, Jardim Picerno, Jardim Dall’Orto, Jardim Denadai, Maria Antônia e Centro em dias específicos das 7h às 18h, entre os dias 11 e 14, e das 7h às 12h no dia 15, Sexta-feira da Paixão.

“Neste ano optamos por estender o evento até o dia 15 em razão do relaxamento das medidas de segurança contra a Covid-19. O evento não foi cancelado nos anos anteriores, mas foi possível observar uma queda de público. A expectativa é que tenhamos uma movimentação maior ou equivalente às registradas no período pré-pandemia”, comenta.

Publicidade

Vindo de uma família que trabalha com pescados em Sumaré desde 1989, o comerciante Anderson Maziero participa do evento há mais de 20 anos, desde a primeira edição. “Sou o mais velho de três filhos da Dona Maria e do Marcão, que deram início a esse comércio familiar há 35 anos”, comenta.

Maziero diz estar otimista com a edição deste ano da Feira do Peixe e acredita que o fluxo de pessoas nos dias do evento deve aumentar em comparação com o ano passado. “Embora ainda estejamos vivendo os efeitos de uma pandemia, passamos por ela nos últimos dois anos sob as orientações da fiscalização e da Vigilância Sanitária, e tomamos todas as medidas necessárias para que a Semana do Peixe em Sumaré, que é tradicional, pudesse acontecer. Sempre temos em mente o melhor cenário e sempre buscamos fazer tudo para que possamos levar pescados de qualidade, como de costume”, conta.

O comerciante destaca que a principal característica do evento é levar opções de pescados para todas as regiões do município. “Esse evento possibilita levar os pescados que são consumidos tradicionalmente nesta época a todos os lugares. Devido ao local e principalmente ao horário, muitos estão ocupados a semana toda em dias comuns.”

Na lista dos mais procurados, Maziero cita a sardinha, a tilápia, o badejo e a merluza. “Nos últimos anos, os clientes tem buscado opções mais práticas e sem espinhas, como é o caso do filé de tilápia Saint Peter, filé de Badejo, filé de Merluza Argentina e postas de Cação, mesmo não sendo tão acessível quanto a sardinha, os consumidores já perceberam as vantagens dessas opções.”

A Feira do Peixe conta ainda com o apoio da GCM (Guarda Civil Municipal), do Departamento de Trânsito e da Vigilância Sanitária. Quem quiser mais informações sobre o evento pode entrar em contato pelo telefone (19) 339-5017.

Publicidade

 Veja onde estará a Feira do Peixe:

DataBairroLocalHorário
11/04 (Segunda-feira)InocopPraça do Skate7h-18h
 Jardim Bom RetiroRosevendo Alvez de Souza (Antiga Rua 15)7h-18h
 CentroEstação Fepasa7h-18h
 Jardim PicernoAvenida Fuad Assef Maluf7h-18h
 Maria AntoniaPraça Angelo Tomazin7h-18h
12/04 (Terça-feira)InocopPraça do Skate7h-18h
 Jardim Bom RetiroRosevendo Alvez de Souza (Antiga Rua 15)7h-18h
 CentroEstação Fepasa7h18h
 Jardim PicernoAvenida Fuad Assef Maluf7h-18h
 Jardim DenadaiRua Maximiliano Lopes7h-18h
 Maria AntoniaPraça Angelo Tomazin7h-18h
13/04 (Quarta-feira)MatãoRua Plínio Pereira da Cruz esquina com Avenida Minasa7h-18h
 InocopPraça do Skate7h-18h
 Jardim Bom RetiroRosevendo Alvez de Souza (Antiga Rua 15)7h-18h
 CentroEstação Fepasa7h-18h
 Jardim PicernoAvenida Fuad Assef Maluf7h-18h
 Maria AntoniaPraça Angelo Tomazin7h-18h
14/04 (Quinta-feira)MatãoRua Plínio Pereira da Cruz esquina com Avenida Minasa7h-18h
 InocopPraça do Skate7h-18h
 Jardim Bom RetiroRosevendo Alvez de Souza (Antiga Rua 15)7h-18h
 CentroEstação Fepasa7h-18h
 Jardim PicernoAvenida Fuad Assef Maluf7h18h
 Maria AntoniaPraça Angelo Tomazin7h-18h
15/05 (Sexta-feira)MatãoRua Plínio Pereira da Cruz esquina com Avenida Minasa7h-12h
 InocopPraça do Skate7h-12h
 Jardim Bom RetiroRosevendo Alvez de Souza (Antiga Rua 15)7h-12h
 CentroEstação Fepasa7h-12h
 Jardim PicernoAvenida Fuad Assef Maluf7h-12h
 Jardim Dall’OrtoRua Anápolis esquina com Rua Goianésia7h-12h
 Maria AntoniaPraça Angelo Tomazin7h-12h

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook