Nossa Cidade
Transito será dividido na Avenida Emílio Bosco
A Prefeitura de Sumaré inicia na próxima semana a mudança de sentido de direção do trecho mais movimentado da Avenida Emílio Bosco, na Região do Matão, onde está sendo implantado um “binário viário” dividindo o fluxo de veículos com outra via que corta a região, a Rua Santo Agostinho. Esta é mais uma das melhorias no Sistema Viário da Região do Matão prometidas pela Administração Municipal no início do ano passado.
Em fevereiro de 2015, a prefeita Cristina Carrara reuniu-se com moradores e lideranças comunitárias do Matão para ouvir demandas e estabelecer quais obras e serviços eram prioridade para a população desta região da cidade. Em maio do ano passado, em um segundo encontro, a chefe do Executivo anunciou uma série de investimentos apontados como prioridade pela população, incluindo a modernização do Sistema Viário – com destaque para a adoção do novo binário e para o recape das vias de maior movimento, que já está em fase final e era pré-condição para as alterações no trânsito.
Com a alteração promovida pela Secretaria Municipal de Mobilidade, o trecho da Emílio Bosco situado entre o “Balão do Matão” e a Rua Céu Azul terá sentido único na direção Anhanguera/Campinas. No mesmo trecho, a Santo Agostinho terá mão única no sentido inverso, na direção Paulínia. Para acessar os bairros do interior do Matão, os motoristas que veem da Anhanguera deverão prosseguir pela Avenida Minasa e virar à esquerda na Rua Santo Agostinho, onde um semáforo foi implantado.
Como consequência do novo binário, as ruas Santo Alberto Magno e São Matias (que são travessas de ligação entre as vias que compõem o binário) também terão sentido único nas quadras situadas entre a Emílio Bosco e a Santo Agostinho – uma no sentido bairro e a outra no sentido Campinas.
No cruzamento da Avenida Emílio Bosco com a Rua Santo Alberto Magno, um novo semáforo foi fixado e aguarda apenas a efetivação da alteração no tráfego da avenida principal para entrar em operação. O semáforo para pedestres da Rua Céu Azul com a avenida Emílio Bosco será mantido em funcionamento.
Todas as vias afetadas pela modernização viária estão recebendo as devidas adequações na sinalização horizontal (pinturas de solo) e vertical (placas). Nos primeiros dias da mudança, agentes de trânsito permanecerão no bairro orientando os condutores e pedestres.
“Inicialmente, como em toda mudança de trânsito, haverá algumas dúvidas e reclamações, mas nossos agentes vão orientar os motoristas. Todas as alterações são para o bem coletivo, para desafogar o trânsito nesse trecho da Emílio Bosco, que é bem crítico durante a maior parte do dia, inependente do horário”, explicou o secretário da SMMUR, Luiz Eduardo Almança.
PLANO
As alterações na Avenida Emílio Bosco fazem parte do pacote de intervenções viárias realizadas no município para otimizar o trânsito e minimizar os congestionamentos. Também estão incluídas no pacote as obras de remodelação das rotatórias de acesso à Região Central; do trecho da Estrada Municipal Valêncio Calegari (a “Estrada da Honda”) conhecido como “trevo da Adere” (que dá acesso ao Parque Santo Antonio, na Área Cura); na interseção da Avenida Fuad Assef Maluf com a Rua Dr. Milton Gorni e Rua João Cestel, no Jardim Picerno; e no trecho final da Praça da República (no acesso ao Viaduto Comendador Aristides Moranza), cruzamento com a Avenida Júlia de Vasconcelos Bufarah. As obras foram apontadas pelo “Plano de Circulação de Trânsito”.