Connect with us

Nossa Cidade

Unidade de Saúde do Veccon realiza busca ativa de Dengue no Três Pontes

Publicado

em

 Equipe da USF (Unidade de Saúde da Família) Veccon da Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré realiza nesta semana ações de combate à Dengue na área verde do Três Pontes. O trabalho de busca ativa de pessoas suspeitas de Dengue, coleta de sorologia e realização de teste rápido no local também está acontecendo no Jardim Paulista e Parque Emília, região central de Sumaré, e segue durante a semana, das 8h ao meio dia. De acordo com a Vigilância Epidemiológica a iniciativa surgiu depois da visita dos agentes de Endemias nesses locais. Durante a ação foram encontradas larvas, além de criadouros inservíveis e moradores com sintomas da doença.

            “O combate ao Aedes aegypti é um trabalho permanente na nossa cidade. Não podemos descuidar, principalmente neste período de chuvas e calor. É muito importante que a população receba as nossas equipes e continue adotando todas as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito. Também reforçamos a importância da destinação correta de resíduos, evitando o descarte irregular de lixo e entulhos em terrenos baldios, áreas verdes, ruas e calçadas. Somente juntos poderemos vencer essa batalha: cuidando do nosso próprio quintal e também da nossa cidade”, incentivou o prefeito Luiz Dalben.

            Durante a ação os moradores contam também com orientações da equipe e panfletagem sobre os sintomas das arboviroses e medidas de controle do mosquito. Até o momento o município registrou 06 casos positivos de dengue. No ano passado foram 2.866 casos.

Combatendo o mosquito

            Para combater o mosquito do Aedes são necessárias algumas ações, como manter a caixa d’água sempre fechada e com tampa adequada, além de remover folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas. Não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje também é fundamental. É necessário lavar semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques e recipientes utilizados para armazenar água, bem como encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas. A dica é para que as pessoas troquem a água e lavem os vasos, principalmente por dentro (com escova, água e sabão), pelo menos uma vez por semana. As garrafas precisam ser guardadas sempre de boca para baixo. Tão importante quanto descartar corretamente o lixo – principalmente os pneus inservíveis -, é não jogar lixo em terrenos baldios.

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook