Unidade Móvel de Artes e Cultura abre programação comemorativa aos 147 anos da cidade
O projeto é uma parceria entre o Sesi-SP e a Prefeitura de Sumaré
Pela primeira vez em Sumaré, a Unidade Móvel de Artes e Cultura do Sesi-SP (Serviço Social da Indústria do Estado de São Paulo) inaugurou suas atividades no município na manhã desta terça-feira, 30 de junho, e abriu a programação comemorativa aos 147 anos de Sumaré (a data do aniversário é 26 de julho). A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Sumaré, que ofereceu toda a infraestrutura necessária para a instalação da unidade móvel e o Sesi-SP, que colocou à disposição os equipamentos e um grupo de agentes culturais especialmente preparados para a atividade.
Cerca de 3 mil exemplares do acervo próprio do Sesi são disponibilizados em uma carreta adaptada, entre livros, revistas, gibis, catálogos de arte, DVDs de shows musicais e filmes. A visita é gratuita e a carreta fica estacionada na Praça Manoel de Vasconcellos, na Região Central, até o dia 12 de julho.
As irmãs Rayani e Dayane Martins de Oliveira, 14 e 12 anos respectivamente, foram as primeiras visitantes da unidade. A primeira encontrou no local uma coleção das aventuras do Superman que há tempos procurava na cidade: “tive a informação que algumas revistas estavam esgotadas e agora encontrei aqui. Vou voltar sempre que puder e tentar ler todas”, disse empolgada Rayani.
“Fiquei surpresa com o lugar, bem organizado e favorece muito a leitura”, disse Dayane que optou pela leitura de “Como se não houvesse amanhã”, do autor Henrique Rodrigues, que presta uma homenagem a Renato Russo – o lendário vocalista da banda Legião Urbana.
O objetivo da Unidade Móvel de Artes e Cultura do Sesi-SP, que já completou 8 anos, é proporcionar o acesso da população das cidades visitadas ao conhecimento e às expressões artísticas. Os temas encontrados são bem variados, entre Fotografia, Literatura, Arquitetura, Filosofia e clássicos como os personagens Mafalda e Snoopy.
“Esta unidade móvel do Sesi foi idealizada para facilitar o contato à Cultura de todos os setores da sociedade, principalmente o infantojuvenil e o público jovem. Vemos uma grande movimentação em Sumaré voltada à valorização cultural e nosso objetivo é colaborar com isto, criando o hábito da leitura e das consultas às bibliotecas”, comentou o diretor de Centro de Atividades do Sesi Sumaré, Moacir Pandin.
A prefeita de Sumaré, Cristina Carrara, também conferiu de perto a unidade e compartilhou com os visitantes esta experiência cultural: “é um projeto maravilhoso que permite acessar mais conhecimentos e está instalado num local estratégico. Agradecemos mais esta parceria com o Sesi e convidamos os pais, que tragam seus filhos para passar umas horas neste local, que é muito agradável e está muito bem estruturado”, disse a prefeita.
Cristina Carrara esteve acompanhada do secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Alfredo Mangueira, que deu as boas vindas a toda a equipe do programa e agradeceu a parceria entre o Sesi e a Administração sumareense.
O espaço recebe o público de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17 horas. Aos sábados e domingos, o horário de funcionamento é das 11 às 19 horas.
“É bem legal, um bom lugar para ler e eu prefiro os livros de histórias”, contou João Pedro Borges de Carvalho, de 10 anos.
“Eu recomendo aos pais que tragam seus filhos a conhecer este local e os incentivem à Cultura. Além de ser gratuito é muito prazeroso”, aconselhou Nelson Gonçalves, representante local do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), que participou da abertura nesta terça-feira.
SERVIÇO
- Unidade Móvel de Artes e Cultura do Sesi-SP
- Até 12 de julho – GRATUITO!
- Praça Manoel de Vasconcellos, Região Central
- Segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17 horas. Aos sábados e domingos, o horário de funcionamento é das 11 às 19 horas.
Fonte: Prefeitura de Sumaré
Share this content: