Connect with us

Nossa Cidade

Unidades de Saúde de Sumaré estão preparadas para o Dia D de Vacinação contra Sarampo que acontece neste sábado

Published

on

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo acontece neste sábado (19) em todo o território nacional. Em Sumaré, a imunização ocorrerá nas 23 Unidades de Saúde do Município. De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, esse Dia D é exclusivo para a primeira dose da vacina Tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola), e é voltada a crianças de até 12 meses e, a segunda e última, aos 15 meses.

O órgão orienta que além do Dia D, a primeira fase da Campanha de Vacinação contra o Sarampo continua até o dia 25 de outubro, e a previsão é vacinar crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Neste caso, a campanha é seletiva, ou seja, as servidoras das Unidades de Saúde vão avaliar a situação vacinal da criança, conforme o calendário vigente. Por isso é de extrema importância que os pais compareçam às unidades com a carteirinha de vacinação, para avaliação e registro da vacina.

“O sarampo também é causado por vírus, transmitido de pessoa a pessoa por meio de secreções ao tossir, espirrar ou falar. Portanto, é importante que os pais levem seus filhos com essa faixa etária para tomar a vacina”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

Até o momento, foram confirmados oito casos de sarampo no Município, sendo dos bairros Jardim Nova Terra, Jardim Ypês, Parque Florely, Santa Terezinha, Jardim Paulistano, Condomínio Coronel, Vila Santana e Jardim Primavera. Os moradores são crianças e têm idades de 1, 2, 6, 9, 11 e 12 anos. Todos tiveram boa evolução  e encontram-se bem de saúde. Em nenhum dos casos foi necessária hospitalização. Ao todo, a cidade registrou 70 notificações, sendo 23 negativos, e 39 aguardam resultados dos exames.

A segunda etapa para pessoas de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia, acontecerá entre os dias 18 a 30 de novembro. 

 

O SARAMPO

O vírus do sarampo circula de forma endêmica em diferentes países do mundo. As crianças vacinadas entre 6 e 11 meses de idade deverão receber a vacina SCR com um ano de idade e a vacina Tetraviral (SCR-Varicela) aos 15 meses de idade. O intervalo mínimo entre a vacina SCR aplicada em menores de um ano de idade, e a dose da vacina SCR aplicada a partir de 12 meses, deverá ser de 30 dias. Recomenda-se que as crianças nessa faixa etária, residentes ou que vão se deslocar para municípios em situação de surto, sejam vacinadas com uma dose da vacina SCR (Sarampo/Caxumba/Rubéola) 15 dias antes da viagem.

Os sintomas do Sarampo são febre alta, erupções vermelhas na pele, coriza, tosse, olhos vermelhos e lacrimejantes, conjuntivite, pequenas manchas brancas no interior da bochecha e manchas vermelhas pelo restante do corpo. O vírus pode ainda causar lesões cerebrais e outras complicações que podem levar a óbito, uma vez que não há tratamento específico para a doença.

Nossa Cidade

Fundo Social de Solidariedade de Sumaré promove ‘drive-thru’ do projeto ‘Conexão Solidária’ neste sábado, dia 18

Published

on

O Fundo Social de Solidariedade de Sumaré participa neste sábado, dia 18 de julho, da segunda edição da mobilização regional de arrecadação do Projeto “Conexão Solidária”, em parceria com a EPTV. Por meio do sistema de “drive thru”, das 8 às 17 horas, poderão ser doados alimentos não perecíveis, material de limpeza, material de higiene e de proteção pessoal. A ação acontecerá na altura da bifurcação entre a Praça das Bandeiras e a Praça Manoel de Vasconcelos, na Região Central da cidade.

As entregas serão feitas exclusivamente pelo sistema de “drive-thru” de forma a não gerar aglomeração, e seguirá todas as normas sanitárias para proteção e segurança dos munícipes que estarão fazendo as doações e também dos colaboradores que estarão trabalhando em mais esta importante ação solidária.

“Estamos trabalhando bastante desde o início da pandemia para tentar diminuir ao máximo os reflexos causados principalmente na vida das famílias mais carentes. Mais uma vez, fazemos esse apelo para todos aqueles que puderem a participar conosco desta importante ação: compareçam e façam suas doações”, convidou a presidente do Funssol de Sumaré, dona Mara Dalben.

Os itens arrecadados serão revertidos às famílias sumareenses que se encontram em situação de vulnerabilidade social neste período de quarentena causada pela pandemia da Covid-19.

“O Fundo Social de Sumaré vem realizado um trabalho muito intenso visando ajudar as famílias que mais precisam e, mais uma vez, contamos com o apoio da população para arrecadarmos o maior número de itens possíveis e fazer desta nova edição da ação, em parceria com a EPTV, um sucesso de amor ao próximo”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Mais informações referente à campanha regional também estarão disponíveis no site conexaosolidaria.eptv.com.br.

Continue Reading

Nossa Cidade

Sinalização de trânsito em várias ruas de Sumaré

Published

on

Segue com o trabalho de pintura e sinalização de solo em todas as regiões do município. Nessa segunda-feira, dia 13 de julho, a equipe esteve nas regiões do Maria Antonia, Área Cura e Centro executando as marcações horizontais de lombadas, faixas de pedestres, dupla contínua amarela e indicação de “Pare”.

A Rua Osvaldo Vaccari, no Maria Antonia, recebeu a pintura horizontal. No Jardim Primavera, a equipe realizou a pintura de lombada na Rua Waldemar Alves Teixeira. Além destes pontos, a Estrada Municipal Américo Ribeiro dos Santos, mais conhecida como “Estrada da PPG”, também recebeu pintura de lombadas. Neste último caso, a ação acontece em complemento às obras de duplicação e revitalização que acontecem diariamente no local.

“Ruas mais bem sinalizadas são sinônimo de mais segurança para a nossa população. Por isso, esse também é um serviço essencial que damos continuidade em todo o município para uma organização mais eficaz do trânsito e, consequentemente, uma cidade mais segura para todos nós”, completou o prefeito Luiz Dalben.

O objetivo é garantir mais segurança a motoristas e pedestres com a adequada e nítida sinalização do trânsito. Recentemente, a sinalização foi renovada em vias públicas no Parque Franceschini, além da Rua 16 de Dezembro (Centro), Rua dos Sabiás (São Gerônimo) e avenidas Emílio Bosco e Santo Irineu (Matão), entre outras.

Continue Reading

Nossa Cidade

Unidades de Saúde da Rede Municipal de Sumaré recebem novos equipamentos e mobiliários

Published

on

Atenta às ações de prevenção contra a disseminação da Covid-19, a Prefeitura de Sumaré também tem se dedicado a oferecer um atendimento mais humanizado aos usuários da Rede Municipal de Saúde. Desde o começo do mês, unidades da Rede de Atenção Básica estão recebendo novos equipamentos e mobiliários, resultado de convênios federais e emendas parlamentares.

“Os investimentos na Saúde de Sumaré não param! Esses novos equipamentos chegam para contribuir no atendimento da população com mais qualidade e eficiência, sobretudo durante esse período delicado que estamos passando. Agradecemos aos nossos parceiros por viabilizarem a compra destes equipamentos e mobílias e também a todos os nossos colaboradores da Saúde, que trabalham diariamente para garantir uma saúde humanizada e digna à população”, destacou o prefeito Luiz Dalben.

Por meio de um investimento na ordem de R$ 1.255.000,00, fruto de emendas parlamentares, todas as unidades de Atenção Básica receberam equipamentos diversos. Foram recebidos, na última semana, 18 cadeiras odontológicas, 1 compressor odontológico, 24 mochos, 23 seladoras, 19 fotopolimerizadores de resina odontológicos e 24 ultrassons odontológicos.

Anteriormente, o município já havia recebido 24 aparelhos de ar condicionado, 28 armários de aço, 17 arquivos de aço, 214 cadeiras de escritório, 23 carros de limpeza tipo MOP, 21 estantes de aço, 68 mesas de escritório, 126 ventiladores e 3 veículos modelo Kwid.

A mesma proposta prevê, ainda, a chegada de 3 raios-x odontológicos, 11 armários vitrine, 6 balanças infantis, 16 braçadeiras para injeção, 1 cadeira para coleta de sangue, 16 centrais de nebulização, 18 computadores, 6 notebooks, 23 desfibriladores (DEA), 64 escadas com 2 degraus, 31 esfigmomanômetros para obesos, 20 estadiômetros, 21 focos ambulatoriais, 59 lanternas clínicas, 24 mesas de exames, 2 mesas ginecológicas, 23 oxímetros de pulso, 1 poltrona hospitalar, 6 datashows e 10 suportes para soro.

“Estes novos equipamentos e mobiliários vêm para modernizar ainda mais as nossas unidades de saúde. E, além de proporcionar um atendimento mais preparado e acolhedor à nossa população, também vão oferecer melhor estrutura de trabalho para os nossos colaboradores”, completou o vice-prefeito, Henrique do Paraíso.

Por meio de outro investimento, R$ 100 mil em recursos de programa ministerial, a Administração Municipal adquiriu 5 suportes de soro, 2 mesas de exames, 2 armários vitrine, 2 cadeiras de rodas e 2 carros hospitalares para o transporte de materiais. Os equipamentos serão destinados ao Hospital de Campanha, previsto no plano de contingência contra o coronavírus. Também foi adquirido 1 equipamento de limpeza tipo MOP para uso do PA (Pronto Atendimento) do CIS Nova Veneza.

A Rede Municipal de Saúde também receberá 1 compressor odontológico, 4 braçadeiras para injeção, 2 cadeiras para coleta de sangue, 2 carros hospitalares de curativo, 6 macas simples, 1 mesa ginecológica, 3 poltronas hospitalares, 3 negatoscópios, 3 aparelhos de ar condicionado, 13 armários de aço para escritório, 1 bebedouro, 12 cadeiras estofadas, 17 cadeiras de polipropileno, 10 computadores, 4 escadas de 2 degraus, 8 estantes de aço, 2 geladeiras, 1 gerador, 2 impressoras, 5 longarinas, 9 mesas de escritório, 1 mesa de mayo, 1 mesa de reunião, 1 micro-ondas, 1 TV e 1 no-break.

Continue Reading