Connect with us

Nossa Cidade

Unidades de Saúde seguem com programação do Novembro Azul

Published

on

A Prefeitura Municipal de Sumaré, por meio da Secretaria de Saúde, segue com a campanha Novembro Azul nas unidades de Saúde. No decorrer do mês, os usuários contarão com uma extensa programação preparada para conscientizar o público sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças que acometem os homens. No sábado (09) a ação foi realizada no CS2 (Centro de Saúde), região central, e USF (Unidade de Saúde da Família) Bordon, região do Picerno. Durante a manhã passaram pelo CS2 mais de vinte usuários. A unidade ofereceu aos participantes café da manhã, teste rápido HIV, SÍFILIS e hepatite B e C, glicemia capilar, aferição de pressão arterial e solicitação de exames de PSA (indicado para detectar o câncer de próstata). O enfermeiro Breno Bossi ministrou a palestra sobre prevenção de câncer de próstata.  

No Bordon foi oferecido café da manhã e roda de conversa com os médicos e enfermeiros sobre autocuidado e exames preventivos, solicitação de exames conforme o perfil dos usuários, realização de testes rápidos sorológicos (HIV, VDRL, Hepatites) e atualização vacinal. Teve também Lian Gong e sorteio de brindes. Cerca de cinquenta usuários participaram das atividades.

De acordo com o prefeito Luiz Dalben a prevenção começa pela informação e este é o trabalho que será desenvolvido durante todo o mês de novembro. “Cuidar da saúde também é coisa de homem. Sabemos que os homens vão com menos frequência ao médico e queremos incentivá-los a cuidar da própria saúde, assim como da autoestima. Convidamos todos os homens a participarem, e as mulheres que já deram o exemplo no Outubro Rosa a motivar os homens da família para que realizem os exames de rotina e prevenção”, acrescentou.

Nesta terça-feira (12) as ações do Novembro Azul seguem nas unidades do Denadai, São Judas e Lucélia. No Denadai será oferecido café da manhã com acolhimento diferenciado aos homens. Já no São Judas, a partir das 9h, os usuários contarão com café da manhã e palestra sobre ‘Prevenção do Câncer de Próstata e Hiperplasia Prostática’, ministrada pelo médico Bruno Gonçalves Campagnone. Na USF Lucélia a ação teve início às 7h, junto com a coleta de exames laboratoriais. Os usuários terão roda de conversas com os temas Saúde Bucal e Alimentação Saudável.

Na semana passada o Novembro Azul foi realizado nas unidades do Matão e Veccon. Na USF Matão os usuários participaram no dia 05, da caminhada e Lian Gong. A unidade realizou palestras sobre câncer próstata e solicitação de exames de PSA. No Veccon a abertura da ação, no dia 07, ficou por conta da apresentação da dança do ventre, com a bailarina Ariel Fareeda. Os participantes contaram ainda com café da manhã, palestra sobre ‘Prevenção do Câncer de Próstata e Doenças Sexualmente Transmissíveis, e solicitação de exames de PSA. Os homens presentes passaram pelo ‘Dia da Beleza’ com corte de cabelo, massagem e distribuição de lembrancinhas.

Nossa Cidade

Campanha ‘Inverno Solidário’ para arrecadação de cobertores novos

Published

on

Iniciou nesta segunda-feira, dia 6 de julho, a arrecadação de cobertores e agasalhos novos por meio da Campanha “Inverno Solidário”, em parceria com o Fundo Social de São Paulo. Com o objetivo de atender as famílias sumareenses em situação de vulnerabilidade social, a ação segue as determinações dos órgãos de Saúde e aceitará apenas produtos nunca utilizados e devidamente embalados.

“A solidariedade tem sido uma grande aliada do Poder Público nesse período de quarentena por causa do coronavírus. É emocionante ver a preocupação da sociedade em querer ajudar às famílias que mais precisam”, disse a presidente do Funssol, dona Mara Dalben, lembrando que essa nova ação solidária também dá continuidade à campanha do agasalho ocorrida dias 16 e 17 de maio, em sistema drive-thru, que na ocasião arrecadou mais de duas toneladas de peças.

A sede do Fundo Social, localizada na Rua Dom Barreto, nº 1.377, Centro, será o principal ponto de arrecadação das doações. Além disso, caixas de coletas serão distribuídas em todas as regiões. Entidades e comércios que desejarem se tornar parcerias do “Inverno Solidário” devem entrar em contato com o órgão municipal pelo telefone 3883.5282, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, para definição da entrega da caixa coletora oficial da campanha ou retirada das doações.

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Sumaré, por meio do Funssol, tem realizado diversas ações que culminaram em assistência para as famílias menos favorecidas. “O apoio nesse momento difícil que estamos atravessando – tanto das empresas como das pessoas que dividem o que têm, levando suas doações até o Fundo Social – é muito significativo e só temos a agradecer a todos pela solidariedade e contribuição. Também deixamos nossos agradecimentos às nossas equipes que estão trabalhando de forma incansável nessas ações sociais.”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

Visando prestar o auxílio necessário às famílias sumareenses que mais precisam, o Fundo Social de Solidariedade também tem recebido doações de alimentos não perecíveis, material de higiene e proteção pessoal, além de produtos de limpeza e desinfecção. Interessados em contribuir devem entrar em contato com o órgão municipal pelo telefone 3883.5282.

Continue Reading

Nossa Cidade

Continuam abertas até o dia 24 de julho as inscrições para o Vestibular Solidário das Faculdades Network

Published

on

Continuam abertas as inscrições para o Vestibular Solidário das Faculdades Network! Além de cursar nível superior, os candidatos ainda colaboram com as causas sociais nesse momento de pandemia do coronavírus, já que a arrecadação de alimentos será destinada ao Fundo Social de Solidariedade de Sumaré, para ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade social.

A instituição também prevê arrecadar ração para as ONG´s que trabalham com animais abandonados. As doações devem ser entregue em qualquer um dos campi da instituição – Sumaré ou Nova Odessa – de acordo com a cidade de origem do candidato. Essa modalidade é uma alternativa ao vestibular convencional e foi desenvolvida com foco no isolamento social devido à pandemia da COVID-19, visando à saúde e bem-estar comum, bem como facilitar o ingresso dos cidadãos frente à crise financeira. As inscrições deverão ser feitas no link http://www.nwk.edu.br/vestibular-especial-covid-19/ até o próximo dia 24 de julho.

“É uma oportunidade para os cidadãos sumareenses que querem fazer faculdade em uma instituição reconhecida pelo MEC e pelo mercado de trabalho, as Faculdades Network, também parceiras da Prefeitura. E, com o Vestibular Solidário, a instituição destinará os alimentos para o Fundo Social de Solidariedade de Sumaré”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

As Faculdades Network oferecem os cursos de Administração (bacharelado), Educação Física (bacharelado), Pedagogia (licenciatura) e Engenharia de Automação e Controle – Robótica (Mecatrônica). O Vestibular Solidário de inverno do segundo semestre de 2020 ainda concede bolsas de estudos (desconto) vinculadas ao Programa de Bolsa de Iniciação Científica (PROBIC).

Para participar, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio em estabelecimento regularizado e não estar em dependência escolar até o dia da efetivação da matrícula. A prova consiste em uma entrevista com um link para preenchimento. Destaque para as atividades remotas que as Faculdades Network colocam à disposição dos alunos interessados, como palestra, fóruns de discussões, inserção à carreira profissional, e etc.  

Mais informações pelo fone 3873.2828 ou no site www.nwk.edu.br.

Continue Reading

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré realiza pulverização em locais estratégicos

Published

on

Locais estratégicos, com mais movimentação de pessoas, continuam recebendo pulverização diariamente em Sumaré. A ação de desinfecção visa combater o coronavírus e proteger a população da Covid-19. A atividade diária é feita pela equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que utiliza pulverizadores costais com hipoclorito de sódio. Nessa segunda (06) os trabalhos de assepsia ocorreram em diversos pontos a fim de reforçar a higienização.

Os profissionais atuam em áreas de contato, como grades, pisos, fachadas comerciais, bancos, praças, Terminal Rodoviário e pontos de ônibus, Unidades de Saúde, UPAs, Velório Municipal, entre outros, visando reduzir a velocidade de circulação de agentes infecciosos. 

A pulverização em ambientes públicos e com mais circulação de pessoas foi iniciada em março pela Administração Municipal e ocorre, inclusive, nos finais de semana. A ação continuará sendo realizada enquanto as autoridades sanitárias julgarem necessárias. “A aplicação de hipoclorito de sódio é importante para evitar a propagação do vírus e faz parte do nosso Plano de Enfrentamento à Covid-19. Esse reforço constante na aplicação do produto é necessário para que a ação tenha a eficácia esperada”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Continue Reading