Connect with us

Nossa Cidade

Usina de RCC é exemplo de Responsabilidade Social e Economia para Sumaré

Publicado

em

Com capacidade total de processamento de 45 toneladas por hora, a Usina Municipal de RCC (Resíduos da Construção Civil) está em pleno funcionamento no município, gerando economia para os cofres públicos e contribuindo para o meio ambiente ao dar destino correto e sustentável aos resíduos sólidos resultantes de todo tipo de obra na construção civil. Em Sumaré, a Usina de RCC é totalmente gerenciada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

A Usina está localizada em terreno de 10 mil metros quadrados na Vila Yolanda Costa e Silva, região central da cidade. Desde 2017, passou por dois períodos de manutenção, fundamentais para realizar todas as trocas necessárias no maquinário e retomar a produção com capacidade máxima. A pedra brita triturada – produto gerado do processo realizado na usina – é matéria-prima em serviços de infraestrutura na cidade, como a pavimentação de estradas rurais e a compactação de solo (que antecede obras de asfaltamento) na área urbana, resultando em economia para o Município.

Muitos também são os benefícios para o meio ambiente. Em Sumaré, a população conta com “ecopontos” disponíveis nas Administrações Regionais que atendem, de forma descentralizada, toda a cidade. De segunda a sexta-feira, os moradores podem levar os entulhos resultantes de obras da construção civil (exclusivamente RCCs) até a Regional do bairro onde moram e, de lá, caminhões transportam o material até a Usina Municipal – que também recebe entulhos diretamente.

É logo na etapa de triagem que acontece a segregação do montante recebido, separando madeira, plástico e outros itens, da brita misturada à terra, largamente utilizadas no município. Com oito colaboradores, o dia a dia na Usina também teve que passar por adequações em tempos de pandemia do coronavírus. Uso de máscara de proteção facial, distanciamento entre as pessoas e higienização constante das mãos com água, sabão e álcool em gel passaram a fazer parte da rotina de trabalho.

A Usina Municipal de RCC de Sumaré fica na Avenida João Argenton, nº 3.331, Vila Yolanda Costa e Silva (junto à Administração Regional do Centro). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30. Para agendar a entrega de entulhos da construção civil ou para mais informações, o telefone é (19) 3828-8448.

Publicidade

“Apesar de todo esse aparato que o Município dispõe, muitos ainda são os flagrantes e denúncias de descarte irregular de entulho, principalmente em áreas verde. Sumaré conta com a Lei Municipal 6.075/18 que trata do assunto e prevê penalidades aos infratores. Sobretudo, a consciência de cada um é fundamental para que possamos garantir uma cidade mais limpa, bonita e com mais qualidade de vida para todos nós. Por isso, pedimos a colaboração dos moradores para que não sujem ou descartem lixo em local inadequado, inclusive pedimos para que denunciem atos irregulares”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

A Prefeitura realiza constantemente a limpeza em todas as regiões e orienta os cidadãos a denunciar os casos de descarte irregular pelo 0800-773-8900 (ligação gratuita) do Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook