Connect with us

Nossa Cidade

Usina de resíduos volta a produzir com capacidade máxima em Sumaré

Publicado

em

A Usina Municipal RCC – Resíduos da Construção Civil voltou a operar com capacidade máxima em Sumaré, isto depois de um período em manutenção, para a troca dos martelos e regulagem em geral.

Diariamente são trituradas aproximadamente 45 toneladas de pedra brita – utilizada em serviços de infraestrutura. Em pleno funcionamento, a usina gera economiza ao município, especialmente nas obras de recuperação de ruas (recapeamento das vias públicas), terraplanagem e compactação de solo das estradas rurais. Além disso, também tem papel importante na preservação do meio ambiente, pois a Administração Municipal dá o destino correto para a maioria dos materiais, antes levados para aterro sanitário.

A Usina Municipal RCC é licenciada junto aos órgãos ambientais e está apta a produzir. “Além de gerar economia, já que os materiais que chegam são restos de entulhos de construções dos sumareenses e das regionais que são processados, há ainda a questão da preservação do meio ambiente, pois esse material seria depositado no aterro, e em nosso Município está tendo utilidade”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Em Sumaré, a Lei Municipal n° 4.169 de 12 de maio de 2006 é específica para destinação de RCC’s e determina a quantidade de entulhos e materiais que pode ser destinado. A legislação permite que os moradores destinem até 50 quilos de RCC aos pontos de coleta das Regionais, e no caso das empresas consideradas ‘grandes geradoras’, elas ficam encarregadas de destinar corretamente os entulhos através de empresas especializadas.

A seleção dos materiais é feita nas sete Regionais, pois nem tudo pode ser utilizado. São aceitos restos de tijolos, cerâmica, concreto, rocha, argamassa, telhas, reboco, entre outros. A Usina Municipal RCC está localizada na Avenida João Argenton, nº 3.331 (próximo à divisa com Nova Odessa).

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook