Sumaré segue orientação do Ministério da Saúde e amplia vacinação contra a gripe
O Ministério da Saúde alargou o programa de vacinação contra a gripe para incluir pessoas a partir dos seis meses de idade. Anteriormente, apenas grupos prioritários, como idosos, grávidas e crianças até os seis anos, eram contemplados.
Sumaré optou por adotar esta medida a partir de quinta-feira (2), seguindo as diretrizes do ministério da saúde. Por outro lado, cidades da região como Campinas aguardam orientações do ministério antes de tomar uma decisão.
A justificativa do Ministério é reduzir os casos mais severos e as hospitalizações pela doença. No entanto, a definição da faixa etária a ser vacinada dependerá das doses disponíveis em cada estado e município.
O Ministério recomenda que se mantenha a prioridade na vacinação contra a gripe para os grupos mais vulneráveis, como gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições médicas especiais.
“Vacinar é crucial para proteger a saúde da população e prevenir a propagação, especialmente durante os meses mais frios, quando a gripe é mais comum”, afirmou a ministra Nísia Trindade em comunicado.
Até 21 de abril, apenas 22% do público-alvo tinha recebido a vacina contra a gripe, segundo dados divulgados pelo Ministério. Foram administradas cerca de 14,4 milhões de doses, numa população-alvo de 75,8 milhões de pessoas. A campanha de vacinação contra a gripe teve início em 25 de março.
Share this content: