Vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira, dia 22

O último balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré, com números até o dia 14 de maio, aponta que a cidade já tinha imunizado, até aquela data, 39% das pessoas que estão dentro do público alvo definido na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (Influenza), que termina nesta sexta-feira, dia 22 de maio. De acordo com a pasta, não há expectativa de que a campanha seja prorrogada, por isso a orientação oficial é para que as pessoas procurem o quanto antes os postos de vacinação.

No total, foram aplicadas 16.793 doses e o público alvo gira em torno de 43 mil pessoas entre crianças de 6 meses a 4 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da Saúde, gestantes, mulheres que estejam no período de até 45 dias pós parto e pessoas com doenças crônicas.

Em Sumaré, o grupo que mais recebeu a vacina engloba as mulheres em fase pós-parto (85%) e o público que menos aderiu à Campanha é formado pelos profissionais da Saúde (25,8%). Os números apontam, ainda, que 27,3% das gestantes, 36,3% das crianças e 43,5% dos idosos da cidade já foram vacinados.

A vacinação está ocorrendo em 20 Unidades de Saúde da Rede Pública Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. O público alvo desta campanha deverá procurar os postos de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF).

PREVENÇÃO

A transmissão dos vírus da gripe (influenza) acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

 Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus, por isso, as medidas de prevenção são muito importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral, entre os meses de junho e agosto.

Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração

Share this content: