Connect with us

Nossa Cidade

Vacinação contra o Sarampo imuniza mais de 800 crianças em Sumaré

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo imunizou 815 crianças no Município. Nos dezesseis dias de campanha passaram pelas salas de vacina 3.327 crianças. A primeira fase – voltada às crianças de 6 meses a menores de 5 anos que ainda não tinham sido vacinadas ou que estavam com a carteirinha atrasada – encerrou na última sexta-feira (25). As doses continuam disponíveis em todas as 23 Unidades de Saúde do município, de segunda a sexta-feira.

É importante ressaltar que, como se trata de uma vacinação seletiva, as crianças que já receberam as duas doses (tríplice e tetraviral) não precisarão ser imunizadas novamente. Por isso, é de extrema importância que na dúvida os pais compareçam às unidades com a carteirinha de vacinação para avaliação e registro da vacina. “Esta campanha tinha o objetivo de imunizar as crianças que não estavam com a vacina em dia. A dose está disponível o ano todo e todas as crianças precisam estar protegidas”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

Até o momento, foram confirmados oito casos de sarampo no município, sendo dos bairros Jardim Nova Terra, Jardim Ypês, Parque Florely, Santa Terezinha, Jardim Paulistano, Condomínio Coronel, Vila Santana e Jardim Primavera. Os moradores são crianças e têm idades de 12, 9, 6, 1, 11 e 2 anos. Todos tiveram boa evolução  e encontram-se bem de saúde. Em nenhum dos casos foi necessária hospitalização. Ao todo, a cidade registrou 86 notificações, sendo 27 negativos, e 67 aguardam resultados dos exames.

 

O SARAMPO

O vírus do sarampo circula de forma endêmica em diferentes países do mundo. As crianças vacinadas entre 6 e 11 meses de idade deverão receber a vacina SCR com um ano de idade e a vacina Tetraviral (SCR-Varicela) aos 15 meses de idade. O intervalo mínimo entre a vacina SCR aplicada em menores de um ano de idade, e a dose da vacina SCR aplicada a partir de 12 meses, deverá ser de 30 dias. Recomenda-se que as crianças nessa faixa etária, residentes ou que vão se deslocar para municípios em situação de surto, sejam vacinadas com uma dose da vacina SCR (Sarampo/Caxumba/Rubéola) 15 dias antes da viagem.

Os sintomas do Sarampo são febre alta, erupções vermelhas na pele, coriza, tosse, olhos vermelhos e lacrimejantes, conjuntivite, pequenas manchas brancas no interior da bochecha e manchas vermelhas pelo restante do corpo. O vírus pode ainda causar lesões cerebrais e outras complicações que podem levar a óbito, uma vez que não há tratamento específico para a doença.

Nossa Cidade

Começam obras de construção de muro no Cemitério Municipal da Saudade

Publicado

em

Por

Mais uma obra de melhoria na infraestrutura da cidade foi iniciada essa semana: a construção do muro de concreto que margeia os fundos do Cemitério Municipal da Saudade. No total, serão mais de 300 metros de muro que começaram a ser construídos essa semana e que vão garantir mais segurança ao espaço público e à população que reside nas proximidades.

Esse serviço é uma parceria da Prefeitura de Sumaré com a iniciativa privada, com acompanhamento e supervisão das secretarias municipais de Obras e de Serviços Públicos. Também faz parte do cronograma do projeto a abertura da Rua Pedro Noveleto Sobrinho, atualmente uma via sem saída, que passará a ser mais uma alternativa de acesso à Avenida Rebouças, na região central.

Para o deputado estadual Dirceu Dalben, que acompanha os serviços no local, “essa é uma obra que irá trazer reforço na segurança da área do Cemitério Municipal da Saudade, delimitando o espaço que é tão bem cuidado pelas equipes da Prefeitura de Sumaré”.

“Além disso, é importante destacar a abertura de uma nova via para a população. Essas obras de infraestrutura são de extrema importância para acompanhar o desenvolvimento da cidade”, enfatizou.

Continue Lendo

Nossa Cidade

“Estrada da PPG” na Área Cura recebe iluminação de LED

Publicado

em

Por

Mais uma etapa se concretizando nas obras de duplicação e revitalização da Estrada Municipal Américo Ribeiro dos Santos, mais conhecida como “Estrada da PPG”. O local –  importante via de acesso à região da Área Cura, pela Rodovia Anhanguera (km 107) – recebe nesta quarta (30) os postes metálicos com braços duplos de iluminação pública com lâmpadas de LED, de 150 watts.

A Prefeitura de Sumaré executa essa benfeitoria com recursos municipais e também por meio de verbas oriundas das emendas parlamentares do Deputado Estadual Dirceu Dalben, visando tornar o trânsito mais ágil e seguro para as pessoas que utilizam diariamente o trajeto. O investimento é da ordem de cerca de R$ 6 milhões. O ‘pacote’ de melhorias de alargamento e modernização da estrada conta com a pavimentação de 1,5 quilômetros de extensão da via, recapeamento do trecho já existente, ciclovia, paisagismo e calçada para pedestres.

“As lâmpadas LED oferecem vantagens bastante consideráveis, principalmente em termos de durabilidade, economia e sustentabilidade, já que essa tecnologia é mais eficiente, gerando economia para os cofres públicos com a redução do consumo de energia e de custos com eventuais trocas de lâmpadas – devido à vida útil mais longa das lâmpadas”, disse o secretário municipal de Serviços Públicos, Aparecido Fernandes.

Os trabalhos avançam diariamente, com homens e maquinários no local. Essa obra é mais um grande investimento em mobilidade que a Administração Municipal faz, contribuindo para o desenvolvimento da Área Cura e de toda a cidade, já que se trata de uma via que tem papel fundamental para os moradores; e essa duplicação vai melhorar a estrutura, fluidez e segurança dos usuários.

Para o deputado estadual Dirceu Dalben, que tem acompanhado de perto o andamento dos trabalhos, e até participou do plantio de Kaizuka – pinheiro próprio para paisagismo, uma das espécies do canteiro – é gratificante entrar na fase final dessa obra de infraestrutura muito importante para os moradores, que está recebendo pavimento de qualidade e as benfeitorias necessárias.

“Essa é uma obra de extrema importância para a região Cura. Os moradores merecem todo o conforto de uma via duplicada, pavimentada e revitalizada, e ficamos muito felizes em poder contribuir por meio das nossas emendas parlamentares com este projeto grandioso. Além de novas faixas para tráfego e paisagismo completo, a estrada contará também com ciclovia e calçada para pedestres – todas melhorias que vão deixar o trânsito mais ágil e seguro para a população, transformando também a entrada da Área Cura em um novo cartão postal para a cidade”, disse o parlamentar

A Prefeitura de Sumaré tem investido em diversas obras de mobilidade urbana e uma delas é a duplicação e revitalização da “Estrada da PPG”, uma das mais movimentadas da região da Área Cura. É mais um benefício para milhares de pessoas, porque facilita o deslocamento e garante um trânsito mais seguro. Vale destacar que os investimentos em mobilidade urbana contemplam todo o Município. Além dessa melhoria, a região Cura recebeu outras benfeitorias, entre elas, a implantação de um Centro da Criança, UBS Ypiranga, academia ao ar livre do Sol Nascente, recuperação da erosão da Avenida José Vedovato, calçamento do linhão do Parque Santo Antônio, entrega da Biblioteca do Bem Retiro, Área de Lazer do Parque Santo Antônio, revitalização do Núcleo do Bem-Estar do Ypiranga, além do andamento da reforma do PSF Bandeirantes e do projeto da construção de uma UPA da região.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Sumaré quita primeira parcela do 13º salário dos colaboradores municipais

Publicado

em

Por

Sumaré quitou nesta quarta-feira, dia 30, o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos colaboradores municipais. Foram depositados R$ 2,7 miilhões, referentes aos 50% do 13º, para os colaboradores.

A antecipação do benefício, que por lei deve ser paga até 30 de novembro, é uma medida adotada desde 2017 para melhor funcionamento da máquina pública, por meio do planejamento das receitas e despesas, e valorização do servidor.

Mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia causada pelo novo coronavírus, novamente Sumaré deu um passo à frente e realizou de maneira escalonada o pagamento da primeira parte do 13º.  Segundo a Prefeitura, o objetivo da medida também é aquecer e fortalecer o comércio local – seguindo, claro, todos os cuidados que a Covid-19 exige.

“Desde que assumiu seu mandato, em 2017, o prefeito Luiz Dalben vem realizando o pagamento de 50% do 13º no decorrer do ano, para não sobrecarregar a folha do mês de dezembro e também como uma maneira de valorizar o colaborador público, que vinha sofrendo com o descaso de administrações anteriores. E este ano, não é diferente. Mesmo com todos os desafios impostos pela pandemia, principalmente com relação à queda na arrecadação, os salários dos servidores de Sumaré estão em dia, já iniciamos o pagamento do 13º e também estamos conseguindo dar continuidade a diversas obras e melhorias para a população. Não é uma tarefa fácil, mas com planejamento e, principalmente, respeito ao dinheiro público, ao servidor e à população, é possível”, destacou a secretária.

MAIS BENEFÍCIOS

Salário em dia e 13º adiantado são apenas parte de um pacote de ações de valorização do funcionalismo público implantado pela atual gestão em Sumaré. Após vários anos em que o dissídio da categoria ficou “congelado”, o prefeito Luiz Dalben também já garantiu reajuste salarial para todo o funcionalismo de 4,75% em 2017, mais 2,85% em 2018 e 3,89% em 2019. Além disso, também houve reajuste do auxílio-saúde, implantação do cartão de vale-alimentação e do abono natalino.

Outras medidas incluem oferecer melhores condições de trabalho aos colaboradores, com reformas dos prédios públicos e aquisição de novos equipamentos, além de cursos de capacitação internos e parcerias com unidades de ensino da cidade, que garantem descontos em diversos cursos aos servidores municipais, principalmente cursos de nível superior e técnico.

Continue Lendo