Vacinação tem bom resultado e segue até o dia 28/11
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Sumaré terminou o “Dia de Mobilização” da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, realizado no último sábado, 8 de novembro, com bons resultados. Foram aplicadas 3.721 doses de vacinas contra poliomielite e 3.417 doses de vacinas contra sarampo. Os números representam 23% e 24% das metas municipais, que preveem vacinar 16.264 crianças contra poliomielite e 14.383 contra sarampo.
No “Dia de Mobilização” foram disponibilizados 21 postos de vacinação das 8 às 17 horas em todas as regiões administrativas do Município. A expectativa inicial é de que 20% da população alvo fossem imunizadas logo no primeiro dia da campanha, o que foi superado.
A vacinação contras as duas doenças prossegue agora até dia 28 de novembro, sempre durante a semana, em 19 postos fixos de vacinação da Rede Municipal de Saúde.
CADERNETA
Em ambos os casos, é necessário apresentar a caderneta de vacinação das crianças. A meta municipal é atingir a cobertura vacinal de 95% das crianças em ambas as vacinas e, assim, erradicar o vírus do sarampo, que voltou a circular no país, e manter a erradicação da poliomielite.
A gerente da Saúde Coletiva da Prefeitura de Sumaré, Adriana Medeiros, destacou a “importância de os pais e/ou responsáveis se atentarem ao período da campanha para garantir a imunização dos seus filhos, já que as crianças dependem dos adultos para manterem suas vacinas em dia”.
“As crianças de 1 ano a menores de cinco anos poderão receber as gotinhas e a injeção ao mesmo tempo sem riscos”, completou Adriana.
De modo geral, as vacinas devem ser evitadas em crianças com infecções agudas febris, alergia grave a algum componente das vacinas e reação grave à dose anterior, crianças imunodeprimidas e crianças que estejam em contato com imunodeprimidos.
Em Sumaré, a campanha é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, Rede de Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica. A vacinação acontece em 19 unidades de Saúde da Rede Pública Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Além do Dia “D” deste sábado, também será realizada uma força-tarefa no dia 22 de novembro.
POLIO
A imunização contra poliomielite, doença mais conhecida como paralisia infantil, é via oral, e durante a campanha é oferecida a crianças com idades entre 6 meses e 5 anos incompletos (menores de 5 anos). A população municipal na faixa etária do público alvo destas vacinações corresponde a 16.264 crianças.
A imunização contra a paralisia infantil também faz parte do calendário nacional de vacinação. As doses são ministradas aos dois, quatro, seis e 15 meses vida, além dos quatro anos de idade. Mas durante a campanha, todas as crianças serão contempladas com doses suplementares da vacina.
“Todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos tomarão as gotinhas, independentemente se já receberam e de quando receberam outra dose na vacinação de rotina”, explicou Adriana.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa, causada por um vírus. Ele acomete, em geral, os membros inferiores e tem como principais características a flacidez muscular e pode levar à morte ou a sequelas paralíticas irreversíveis.
SARAMPO
Em relação ao sarampo, será aplicada a vacina tríplice do tipo SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola). No caso do sarampo, serão imunizadas crianças com faixa etária de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. No município, são 14.383 crianças nessa faixa etária. Segundo Adriana, “essa vacina é como se fosse uma dose de reforço, porque a vacina contra a doença também está no calendário de vacinação infantil”.
O sarampo é causado por vírus, transmitido de pessoa a pessoa por meio de secreções ao tossir, espirrar ou falar. Os sintomas são febre alta (com início em até 12 dias à exposição ao vírus e duração máxima de sete dias), erupções vermelhas na pele, coriza, tosse, olhos vermelhos e lacrimejantes, conjuntivite e pequenas manchas brancas no interior da bochecha.
CONHEÇA OS POSTOS DE VACINAÇÃO DURANTE A SEMANA
PACS Vasconcelos: Rua João de Vasconcelos, nº 777 Parque João de Vasconcelos.
PSF Parque Emília: Av. Rebouças, nº 120, Parque Emília.
Centro de Saúde II: Rua Antonio do Vale Mello, nº 1.510, Centro.
PSF Virginio Basso: Rua João Gilberto Bueno, nº 176, Parque Virginio Basso.
PACS Picerno: Rua da Saúde, s/nº, Jardim Picerno.
PACS Lucélia: Rua Estados Unidos, s/nº, Jardim Lucélia.
CIS Nova Veneza: Rua Paraíba, nº 211, Jardim São Francisco de Assis.
PSF Cruzeiro: Rua 03, nº 311, Chácaras Estrela Dalva.
UBS Dall’ Orto: Rua Piracanjuba, nº95, Jardim Dall’Orto.
PSF Salerno: Rua Lindário Constantino (Antiga 12), nº 666, Parque Itália.
PSF Maria Antonia: Rua Osvaldo Vacari, nº 685, Jardim Maria Antonia.
PSF Angelo Tomazin: Rua 03, nº 361, Jardim Viel.
PSF Nova Terra: Rua Carlos Rogério de Fátima, nº 315, Jardim Nova Terra.
PSF Santa Clara: Avenida Emílio Bosco, s/nº, Jardim Santa Clara.
UBS Paraíso: Rua Expedito Vieira Damaceno, nº 50, Jardim Paraíso.
UBS Nações: Rua Aldo de Oliveira Miller, nº 417, Parque das Nações.
UBS Denadai: Rua Luciano Ramos Ayala, nº 553, Jardim Denadai.
PSF Bandeirantes: Rua Josias Macedo Neves (Antiga 14), nº 15, Jardim Bandeirantes.
UBS Matão: Avenida Emílio Bosco, s/nº, Jardim Santa Clara.
Share this content: