Começa amanhã (31), a vacinação antirrábica para cães e gatos na área rural de Sumaré. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses, e será realizada em residências das chácaras São Bento, Primavera e Estrela D´Alva – onde foi identificada grande demanda pela vacina, de forma a imunizar o maior número possível de animais.
O prefeito Luiz Dalben, grande incentivador desta ação, destaca que a vacinação antirrábica é de grande relevância para garantir a manutenção de controle da raiva entre cães e gatos e, ainda, prevenir a transmissão da doença para o homem.
O veterinário responsável, Bruno Crema, orienta que a população não precisa se dirigir até a Zoonoses, pois não haverá cadastro antecipado. Os profissionais estarão na região rural orientando os moradores e realizando vacinação. “A ação começará pela área rural da cidade, depois, a previsão é estender a mesma campanha para as outras regiões”, completou Bruno.
A raiva é uma infecção aguda do sistema nervoso central causada por vírus, podendo atingir todas as espécies de mamíferos, incluindo o homem. Sua transmissão acontece geralmente pela mordida e inoculação do vírus presente na saliva dentro da pele. A vacina é bastante efetiva para impedir o avanço da doença, quando administrada em tempo hábil e conforme recomendação.
