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Vila Soma, em Sumaré, recebe apoio da CPFL Paulista e ganha regularização gratuita de energia para mais de 2,7 mil famílias

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A CPFL Paulista investirá mais de R$ 12 milhões na regularização gratuita de ligações clandestinas de energia para 2.784 famílias que vivem na Vila Soma, em Sumaré, sendo R$6,9 milhões em ações de Eficiência Energética e R$ 5,2 milhões em obras no local. O bairro, que ocupa uma área de 1 milhão de m², terá a instalação de rede de distribuição em suas 32 ruas. Isso beneficiará uma população de cerca de 10 mil pessoas que vivem atualmente no local – ocupado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) – e outros 70 estabelecimentos comerciais, na região central da cidade. 

Essa será a maior ação de regularização de ligações clandestinas já realizada pelo grupo CPFL Energia, que atende 9,8 milhões de clientes em 687 cidades nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Além de implementar a rede de distribuição do local, por meio do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a companhia doará os padrões de entradas aos clientes e ainda realizará outras ações como a substituição de 11.136 lâmpadas convencionais por tecnologia LED, mais econômicas e duradouras.

“Mesmo neste período de pandemia, continuamos os trabalhos junto à Vila Soma, pois acreditamos que esse é um projeto de extrema relevância para a cidade de Sumaré e que trará grandes benefícios para a comunidade. A iniciativa só foi possível graças à soma de esforços realizados pela empresa, em parceria com os órgãos públicos e lideranças comunitárias”, diz Roberto Sartori, presidente da CPFL Paulista. O projeto terá início ainda em fevereiro de 2021 e a previsão de finalização é o segundo semestre.

Números da obra: 

. Postes: 526 unidades
. Rede Primária (média tensão): 8 km
. Rede secundária (baixa tensão): 18km
. Transformadores: 62 unidades
. Substituição de 11.136 lâmpadas convencionais por tecnologia LED
. Instalação de rede de distribuição em suas 32 ruas

Ação social. Além da gratuidade nos padrões de entrada de energia, a CPFL Paulista fará um acompanhamento para que todos os moradores da Vila Soma, que atendam aos critérios, sejam cadastrados junto à Tarifa Social. O benefício, oferecido a famílias de baixa renda, é aplicado de forma cumulativa para faixas de consumo que vão de 0 kWh a 220 kWh. A tarifa terá um desconto de 65% para os primeiros 30 kWh consumidos no mês. Para o consumo de 31 a 100 kWh/mês, o desconto será de 40%. Finalmente, a parcela de consumo entre 101 e 220 kWh no mês terá 10% de desconto. Isso significa que, se o beneficiário da Tarifa Social tem um consumo mensal de 50 kWh, ele receberá um desconto de 65% sobre os primeiros 30 kWh e de 40% sobre os outros 20 kWh.

Nos primeiros seis meses após a regularização do sistema de energia elétrica, todos os clientes do local serão tarifados apenas até o limite de 100 kWh. Os moradores que excederam esse valor não serão cobrados durante esse período de transição, para que se adaptem ao novo sistema de fornecimento de energia. 

“Além de trazer mais segurança para toda a população com a eliminação das ligações clandestinas, esse investimento proporcionará mudanças importantes nos hábitos de consumo de energia dos moradores da Vila Soma. Também vamos oferecer acompanhamento nos primeiros seis meses, orientando sobre a nova realidade de consumo das famílias beneficiadas”, afirma Felipe Henrique Zaia, gerente de Eficiência Energética do Grupo CPFL.

Combate aos “gatos”. Em 2020, a CPFL Paulista superou o número de fraudes e furtos de energia (“gatos”) encontrados em 2019 em Sumaré. No ano passado, a companhia detectou 756 ocorrências na cidade, 32,8% a mais que as 596 encontradas no ano anterior. Já em relação à recuperação de energia, o valor mais que triplicou. Foram 4,2 GWh em 2019 contra 11,6 GWh recuperados em 2020. Com essa energia seria possível abastecer 78 mil residências durante um mês.  

Clientes da CPFL Paulista podem contribuir para o combate às irregularidades por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail [email protected]

Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão. Além disso, a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento.

As irregularidades também podem deixar a conta de luz mais cara para todos os consumidores, já que a ANEEL reconhece a ação como uma “perda comercial”, e este valor é revertido à empresa. Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas.

Segurança da população. Por meio da campanha Guardião da Vida, a CPFL Paulista prioriza a segurança com a população e traz dicas de conscientização constantemente para evitar acidentes com a rede elétrica. Entre os assuntos, estão os perigos das ligações clandestinas e de brincadeiras com pipas próximo às subestações e às redes elétricas. A CPFL reforça que as pessoas nunca busquem as pipas caídas em locais com equipamentos de energia, que podem causar acidentes e até morte. Confira essa e outras dicas em: https://guardiaodavida.com.br/.​

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Prefeitura de Sumaré alerta população sobre a importância do combate ao Aedes aegypti

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Neste momento em que todas as atenções estão voltadas para o enfrentamento ao coronavírus, a Prefeitura de Sumaré reforça o apelo à população para que não se esqueça da importância do combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no primeiro trimestre desse ano (entre 1º de janeiro e 31 de março de 2021) foram registrados 82 casos positivos de dengue no município – não há óbitos. A região do Maria Antonia concentrou 36 casos, aparecendo no topo da lista com mais registros de dengue, por esse motivo, na primeira semana de abril, as ações de nebulização (aplicação de inseticida) foram concentradas nessa região.

Mesmo com os números abaixo dos registrados no mesmo período do ano passado (foram 337 casos positivos de dengue no primeiro trimestre de 2020), a Unidade de Controle de Vetores do município vem intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti, com verificação e inviabilização de criadouros, orientação aos moradores, aplicação de larvicida e inseticida em imóveis dos bairros com elevado índice de infestação do mosquito. O trabalho acontece, inclusive, nos fins de semana. Até o momento, mais de sete mil imóveis já receberam a nebulização, atividade que segue todas as normas técnicas preconizadas pelo Ministério da Saúde.

Em pontos considerados estratégicos, como ferro velho, locais para reciclagem, borracharia, entre outros, as equipes também realizam fiscalização a fim de identificar e eliminar os possíveis criadouros. A Prefeitura conta ainda com o Boroscópio, equipamento utilizado pelos supervisores de campo para inspeção remota de áreas de difícil acesso, como imóveis e terrenos fechados, e para vistorias em maquinários, tubulações, calhas e caixas d’água.

Além do trabalho em campo, também foram intensificadas as ações de orientação e conscientização junto aos moradores, ressaltando que é fundamental ‘fazer a lição de casa’.

“O Aedes pode estar nos quintais, dentro e ao redor das nossas casas, por isso, não podemos nos descuidar. A melhor atitude é sempre a prevenção! Algumas ações no dia a dia podem evitar a proliferação do mosquito e prevenir toda a nossa família de doenças”, lembrou o prefeito Luiz Dalben.

Prevenção:

-Mantenha a caixa d´água fechada adequadamente;

-Remova folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas;

-Não deixe água de chuva acumulada sobre a laje;

-Lave semanalmente – com escova e sabão – tanques e recipientes utilizados para armazenar água;

-Encha os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda;

-Troque a água e lave os vasos, principalmente por dentro (com escova, água e sabão), pelo menos uma vez por semana;

-Guarde garrafas sempre de boca para baixo;

-Descarte corretamente o lixo, inclusive os pneus inservíveis;

-Não jogue lixo em terrenos baldios.

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Prefeitura de Sumaré mantém serviços essenciais no feriado de Tiradentes

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Devido a feriado de Tiradentes nesta quarta-feira, dia 21, o expediente das repartições públicas municipais de Sumaré será encerrado às 17 horas desta terça-feira, dia 20, e retomado às 8 horas da próxima quinta-feira, dia 22. Durante o período em que não houver expediente nos departamentos da Prefeitura, serão mantidos os serviços essenciais e de emergência, seguindo todas as normas sanitárias e de prevenção.

A Secretaria de Saúde pede a colaboração da população. Neste feriado, a orientação é para que as pessoas fiquem em casa, não façam aglomerações e respeitem as normas sanitárias.  

Confira o funcionamento dos setores essenciais:

• Coleta de lixo domiciliar: realizada normalmente.      

• Guarda Civil Municipal: 24h pelos telefones 153 ou (19) 3873-2656.

• Defesa Civil Municipal: 24h pelo telefone 199 ou (19) 3903-4147.

• Corpo de Bombeiros Municipal: 24h pelos telefones 193 ou (19) 3873-2147.

• Departamento de Trânsito: emergências pelo telefone 0800-772-7722.

• Cemitério Municipal da Saudade: das 8h às 17h30.

• Velório Municipal: aberto normalmente, 24h. Como parte das medidas para evitar o coronavírus, está limitado e com revezamento para não causar aglomeração.

• Transporte Coletivo Municipal: funcionamento com 40% da frota.

Rede Municipal Saúde:

– UPA do Jardim Macarenko: Rua Vinicius de Moraes, nº 380, Jardim Macarenko, telefone (19) 3903-1455. Atendimento 24 horas

– UPA do Matão: Avenida Emílio Bosco, nº 1.620, Jardim Santa Clara, telefone (19) 3864-1194. Atendimento 24 horas

– PA Nações: Rua Aldo de Oliveira Muller, nº 417, Parque das Nações, telefone (19) 3864-1035. Atendimento 24 horas

– PA Maria Antônia: Rua Isabel Luna Tavares, nº 631, Jardim Maria Antônia, telefone (19) 3832-1288. Atendimento 12 horas (das 7 às 19 horas)

– PA CIS Nova Veneza: Rua Paraíba, nº 211, Nova Veneza, telefone (19) 33995961. Atendimento das 7 às 22 horas

– Farmácia da USF Santa Clara (região do Matão): aberta das 8 às 17 horas (Não será liberado remédio controlado);

– Farmácia do CIS Nova Veneza: aberta das 8 às 17 horas  (Não será liberado remédio controlado);

– Central de Ambulâncias de Transporte de Acamados: funcionamento 24 horas.

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Sumaré arrecada 8,5 toneladas de alimentos em ‘drive-thru’ do Conexão Solidária

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Com 8,5 toneladas de alimentos não perecíveis arrecadados num único dia, a terceira edição da campanha regional “Conexão Solidária”, promovida em Sumaré pelo Fundo Social de Solidariedade e a EPTV, foi um grande sucesso. A mobilização aconteceu no último sábado, dia 17, com doações recebidas via ‘drive-thru’ (sem precisar sair do veículo), respeitando todos os protocolos de segurança em saúde, visando à prevenção do coronavírus.

Esse ano, a campanha foi voltada exclusivamente para doações de alimentos não perecíveis, que puderam ser entregues em três pontos de arrecadação: Praça das Bandeiras (Centro), Pista de Skate (Nova Veneza) e no estacionamento do Shopping ParkCity Sumaré.

A próxima etapa será a entrega dos alimentos para os mais carentes, um trabalho que é viabilizado pela Secretaria Municipal de Inclusão Social (SMIADS). Estão aptas a receber os kits nutricionais as famílias em situação de vulnerabilidade que passaram por avaliação social da SMIADS e estão devidamente cadastradas nos CRASs (Centros de Referência em Assistência Social).

“A população de Sumaré é muito solidária e mais uma vez foi exemplo de união, colaboração e amor ao próximo. Muito obrigada por cada doação. A solidariedade contagia e, tenham certeza, vai ajudar muita gente que está passando por um momento de dificuldades. Deus abençoe a todos”, agradeceu a presidente do Funssol de Sumaré, dona Mara Dalben.

Para a proteção dos munícipes e também dos colaboradores municipais envolvidos em mais essa importante ação em prol das famílias mais necessitadas do município, o ambiente e todos os produtos arrecadados passaram por higienização. As equipes trabalharam utilizando os equipamentos de proteção individual necessários e seguindo as normas sanitárias.

“O Fundo Social vem realizando um trabalho importantíssimo no nosso município, com empenho e muito amor para ajudar as famílias que mais precisam. Agradecemos os colaboradores da campanha, que mais uma vez dedicaram seu dia para dar sua contribuição à campanha e às famílias carentes do município. E a todos que puderam fazer a doação, muito obrigado por estarem junto com a gente. Todos são os grandes responsáveis pelo grande sucesso da campanha”, disse o prefeito Luiz Dalben.

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