Connect with us

Nossa Cidade

Visando diminuir os riscos de contágio pela Covid-19, descarte do lixo também requer atenção redobrada

Publicado

em

A população deve-se atentar para que sejam reforçados os cuidados com o descarte e acondicionamento do lixo doméstico, principalmente durante o período de quarentena, a fim de diminuir os riscos de contaminação pela Covid-19. Tais medidas atendem às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e visam à prevenção tanto para os moradores quanto para os coletores, profissionais que estão nas ruas prestando serviços essenciais à população.

Todos os resíduos devem ser jogados no lixo comum, incluindo máscaras e luvas descartáveis, materiais usados na higiene pessoal e embalagens. Utilizar sacos plásticos duplos e bem resistentes e colocar o lixo na lixeira apenas no dia da coleta também ajuda bastante, evitando que sejam rasgados por animais.

No caso de máscaras de tecido, o descarte requer cuidados especiais –  lembrando que o uso de máscaras de proteção individual sempre que houver necessidade de sair de casa passou a ser obrigatório em todo o território estadual desde o último dia 7. As máscaras de pano devem ser inutilizadas ao observar perda de elasticidade das hastes de fixação ou deformidade no tecido, o que pode causar prejuízos à barreira.

Para remoção da máscara, manuseie o elástico ao redor das orelhas (não toque a parte frontal) e jogue o acessório fora imediatamente em um saco de papel ou plástico fechado ou em uma lixeira com tampa. Evite tocar a superfície do saco de papel ou plástico após o descarte da máscara. Não toque no rosto ou em superfície, lave imediatamente as mãos com água e sabonete ou passe álcool em gel 70%.

“A rotina doméstica mudou bastante desde o início da pandemia e nós temos que nos adaptar. A forma como tratamos o descarte do lixo dentro de nossas casas é importante para não colocar em risco a nossa saúde, da nossa família e também daqueles que continuam trabalhando pela população”, reforçou o prefeito Luiz Dalben.

Publicidade

Coleta

Embora a população esteja passando mais tempo dentro de casa, dados da Estre – empresa contratada pela Prefeitura para execução dos serviços de coleta e destinação do lixo em Sumaré – apontam uma diminuição do volume de resíduos recolhidos na cidade tendo como referência o último mês de fevereiro (anterior às medidas restritivas). Em março, o volume apresentou 5% de queda na coleta e, em abril, essa redução foi de 7%.

Aliada às orientações da Prefeitura à população para os cuidados ao descartar e acondicionar o lixo doméstico, a Estre informou que também tem redobrado as medidas preventivas a fim de resguardar a saúde dos colaboradores da empresa neste momento de pandemia.

De acordo com a assessoria de imprensa da Estre, uma intensa campanha de comunicação foi desenvolvida junto aos colaboradores, com ações voltadas à conscientização do risco, sintomas da doença, o uso correto dos equipamentos e proteção, importância do distanciamento e da higiene pessoal, entre outros aspectos.

Na área operacional, foi adotada uma série de modificações nas rotinas. Diariamente, todos os colaboradores passam por medição de temperatura corporal e respeitam turnos de entrada e saída, evitando aglomerações. Os profissionais também têm à disposição frascos de álcool em gel em pontos estratégicos das unidades, além de kits de higienização nos caminhões, que passam por limpeza constante com hipoclorito de sódio. 

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook