Connect with us

Nossa Cidade

Visando diminuir os riscos de contágio pela Covid-19, descarte do lixo também requer atenção redobrada

Publicado

em

A população deve-se atentar para que sejam reforçados os cuidados com o descarte e acondicionamento do lixo doméstico, principalmente durante o período de quarentena, a fim de diminuir os riscos de contaminação pela Covid-19. Tais medidas atendem às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e visam à prevenção tanto para os moradores quanto para os coletores, profissionais que estão nas ruas prestando serviços essenciais à população.

Todos os resíduos devem ser jogados no lixo comum, incluindo máscaras e luvas descartáveis, materiais usados na higiene pessoal e embalagens. Utilizar sacos plásticos duplos e bem resistentes e colocar o lixo na lixeira apenas no dia da coleta também ajuda bastante, evitando que sejam rasgados por animais.

Publicidade

No caso de máscaras de tecido, o descarte requer cuidados especiais –  lembrando que o uso de máscaras de proteção individual sempre que houver necessidade de sair de casa passou a ser obrigatório em todo o território estadual desde o último dia 7. As máscaras de pano devem ser inutilizadas ao observar perda de elasticidade das hastes de fixação ou deformidade no tecido, o que pode causar prejuízos à barreira.

Para remoção da máscara, manuseie o elástico ao redor das orelhas (não toque a parte frontal) e jogue o acessório fora imediatamente em um saco de papel ou plástico fechado ou em uma lixeira com tampa. Evite tocar a superfície do saco de papel ou plástico após o descarte da máscara. Não toque no rosto ou em superfície, lave imediatamente as mãos com água e sabonete ou passe álcool em gel 70%.

“A rotina doméstica mudou bastante desde o início da pandemia e nós temos que nos adaptar. A forma como tratamos o descarte do lixo dentro de nossas casas é importante para não colocar em risco a nossa saúde, da nossa família e também daqueles que continuam trabalhando pela população”, reforçou o prefeito Luiz Dalben.

Coleta

Embora a população esteja passando mais tempo dentro de casa, dados da Estre – empresa contratada pela Prefeitura para execução dos serviços de coleta e destinação do lixo em Sumaré – apontam uma diminuição do volume de resíduos recolhidos na cidade tendo como referência o último mês de fevereiro (anterior às medidas restritivas). Em março, o volume apresentou 5% de queda na coleta e, em abril, essa redução foi de 7%.

Aliada às orientações da Prefeitura à população para os cuidados ao descartar e acondicionar o lixo doméstico, a Estre informou que também tem redobrado as medidas preventivas a fim de resguardar a saúde dos colaboradores da empresa neste momento de pandemia.

De acordo com a assessoria de imprensa da Estre, uma intensa campanha de comunicação foi desenvolvida junto aos colaboradores, com ações voltadas à conscientização do risco, sintomas da doença, o uso correto dos equipamentos e proteção, importância do distanciamento e da higiene pessoal, entre outros aspectos.

Na área operacional, foi adotada uma série de modificações nas rotinas. Diariamente, todos os colaboradores passam por medição de temperatura corporal e respeitam turnos de entrada e saída, evitando aglomerações. Os profissionais também têm à disposição frascos de álcool em gel em pontos estratégicos das unidades, além de kits de higienização nos caminhões, que passam por limpeza constante com hipoclorito de sódio. 

Nossa Cidade

Sumaré recebe câmeras de monitoramento inteligentes

Publicado

em

Por

Sumaré conta agora com as câmeras de monitoramento inteligentes. Os equipamentos foram recebidos pelo prefeito Luiz Dalben, na Secretaria de Segurança da cidade. Os aparelhos serão instalados em pontos estratégicos, principalmente nas entradas e saídas do Município, verificando o tráfego e veículos e contribuindo para gerar mais segurança à população.

As câmeras têm tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) e realizam o reconhecimento automático e instantâneo das placas de veículos, permitindo, assim, maior agilidade na fiscalização de roubos e furtos ou de veículos envolvidos em outros tipos de crime.

Publicidade

O monitoramento será realizado via CECOM (Centro de Comunicação Operacional e Monitoramento) da Guarda Municipal – uma base operacional do órgão que integra o atendimento à população, monitoramento da cidade e despacho de ocorrências –  e interligado com as demais cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), repassando as informações para os órgãos de segurança de todas as cidades, unificando essas informações e as instituições. 

“Nos últimos anos, já alcançamos recordes na redução dos índices de criminalidade em Sumaré e essa é mais uma iniciativa que vai manter nossa cidade cada dia mais segura! As câmeras vão agilizar o tabalho  e permitir que as autoridades de segurança de todas as cidades estejam atentas, diminuindo os delitos como roubo e furto de veículos”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

As câmeras de monitoramento inteligentes são mais um investimento na segurança da população. Todo o sistema de videomonitoramneto de Sumaré foi ampliado e levado para as undiades de saúde, escolas e cemitério Municipal, inibindo as ações de vândalos, arrombamentos e furtos.

Para lidar com ocorrências de maior grau de periculosidade, foi criada a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) da Guarda Municipal. O grupamento reúne as equipes táticas e do Canil para realizar procedimentos e gerenciamento de crise. Novas viaturas e uma Base Móvel para o Canil também foram entregues para a corporação. Além disso, agora os guardas contam com tablets e rádios digitais para modernizar e informatizar o atendimento das ocorrências.

As capacitações e cursos de requalificação também foram reforçados. E com uma Guarda Municipal mais atuante, apoiando as polícias Militar e Civil, a criminalidade atingiu os menores índices da história de Sumaré em 2019, com redução de 32,8%.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Publicado

em

Por

A Secretaria de Educação de Sumaré está com inscrições abertas para seleção e cadastro reserva de especialistas para atuar nos Projetos Especiais e  CEFEMS (Centro de Formação de Educadores Municipais de Sumaré) no ano letivo de  2021.

Até o dia 2 de dezembro, os interessados podem se inscrever preenchendo a ficha cadastral publicada no Diário Oficial do dia 25 de novembro. O edital do processo de seleção pode ser encontrado no link https://www.sumare.sp.gov.br/pdfDiario.php?edicao=855&pdf=346d7bcc84d7b60cba02ea6130cc69d5.pdf.

Publicidade

Entre os pré-requisitos para participar do processo de seleção estão o vínculo efetivo com a Rede Municipal de Ensino, ser concursado, ter no mínimo três anos de experiência como recreacionista, professor ou especialista, ter disponibilidade para desenvolver encontros de formação nos locais/polos de acordo com a demanda do CEFEMS, nos períodos manhã, tarde, noite e sábado e possuir habilidades básicas em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

São ofertadas 31 vagas para os cargos de Coordenador de Equipe de Formação, Coordenador de Projetos Especiais, Formador do CEFEMS,Formador para Projetos Especiais, Recreacionista Formador e Recreacionista Tutor – Projetos Especiais.

A seleção e classificação será feita pela Comissão de Seleção da Secretaria Municipal de Educação, por meio de análise documental e currículo. A divulgação dos resultados acontecerá no dia 14 de dezembro, a partir das 14 horas, na plataforma online e por meio do email das unidades escolares. 

Continue Lendo

Nossa Cidade

Avenida Santo Irineu, no Matão, recebe Programa de Recape Contínuo

Publicado

em

Por

Em mais uma etapa do Programa Municipal de Recape Contínuo (PRC), as equipes da Prefeitura de Sumaré realizam nesta sexta-feira, dia 27, a recuperação asfáltica da Avenida Santo Irineu, no Matão. O PRC é promovido pela Administração Municipal desde 2017 e já garantiu mais de 1 milhão de m² de asfalto novo em todas as regiões da cidade.

As obras avançam diariamente, seguindo cronograma elaborado pelas secretarias de Obras e de Serviços Públicos, sempre com prioridade às ruas e avenidas que têm ligação com bairros, fluxo constante de veículos, ou que fazem parte de itinerário do transporte coletivo e, por esses motivos, apresentam asfalto mais danificado.

Publicidade

“O recapeamento favorece a mobilidade urbana, garante melhores condições de tráfego e mais segurança no trânsito. A recuperação da malha viária de Sumaré avança a cada dia e traz melhorias a toda a cidade”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

            Importantes vias da cidade, num total de mais de 200 ruas, já foram recapeadas. O investimento conta com recursos próprios do Município e de emendas parlamentares apresentadas pelo deputado estadual Dirceu Dalben, na ordem de R$ 5,87 milhões.

“A cidade inteira tem recebido atenção especial da Administração do Município. As obras de pavimentação seguem em ritmo acelerado e têm beneficiado todas as regiões da cidade. A quantidade de ruas pavimentadas e em condições de tráfego nos últimos anos representa um grande avanço nessa área”, destacou o deputado estadual Dirceu Dalben.

Continue Lendo