Voluntários são orientados pela Defesa Civil a combater focos de queimadas

A Defesa Civil de Sumaré dá sequência ao treinamento de voluntários para o combate a focos de incêndio em vegetação, com a abordagem de assuntos como prevenção, utilização correta dos equipamentos de segurança e construção de aceiros (faixas ao longo das cercas onde a vegetação foi completamente eliminada visando prevenir a passagem do fogo para a área verde, evitando que queimadas ou incêndios se alastrem).

“O curso prático capacita moradores para que possam auxiliar o trabalho da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros municipais na prevenção e combate a queimadas, agindo de forma rápida para o controle da situação e a preservação da vida”, disse o superintendente da Defesa Civil de Sumaré, Demetrio Mateus Moreira.

O treinamento faz parte do plano de ações da Prefeitura de Sumaré, que vem implantando no município os Nupdecs (Núcleos de Voluntários em Defesa Civil) com a participação de cidadãos voluntários nas comunidades.

O objetivo é capacitar os brigadistas voluntários para iniciar um combate a focos de incêndio até a chegada da viatura dos bombeiros. Eles aprendem como controlar uma queimada de pequena proporção e procedimentos necessários para uma ação com segurança, além do desenvolvimento do trabalho de conscientização na comunidade onde moram.

 “O trabalho desses voluntários contribuem com as ações preventivas em áreas consideradas de risco para um atendimento mais imediato nas situações de emergência e são fundamentais para a preservação da integridade física dos cidadãos sumareenses ajudando na identificação e na pronta ação contra o fogo”, completou o prefeito Luiz Dalben.