Connect with us

Nossa Cidade

Zona Azul: Acias acompanha de perto andamento da licitação

Publicado

em

Suspenso desde julho de 2017, estacionamento rotativo é uma necessidade indispensável e tem caráter de urgência

A Acias (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré) está acompanhando de perto, junto à prefeitura, o andamento para a retomada do estacionamento rotativo. A movimentação de pessoas e de veículos na região central da cidade é intensa e as vagas para estacionar estão saturadas. A zona azul se faz necessária para solucionar esse problema.

No ano passado, a prefeitura publicou edital de licitação, mas o processo foi impugnado após a abertura dos envelopes. Em dezembro houve a republicação do edital com data para abertura dos envelopes marcada para o dia 10 de janeiro (sexta-feira passada). Seis empresas se interessaram em explorar o serviço.

Semana passada, em reunião com representantes da Prefeitura de Sumaré, o presidente da Acias, Juarez Pereira da Silva, foi informado sobre o andamento do processo de licitação que vai definir qual empresa assumirá o serviço.

“Na última quinta-feira (16) recebemos representantes da prefeitura na Acias que nos informaram sobre a abertura dos envelopes para a análise documental realizada no dia 10 (sexta-feira) e que os documentos foram encaminhados ao departamento jurídico para realizar a análise técnica das empresas que participam do processo de licitação. A expectativa é que este estudo termine na próxima semana”, explicou Silva.

O presidente da Acias lembra que Sumaré é a segunda maior cidade da Região Metropolitana de Campinas, tem um comércio forte e diversificado e a movimentação de consumidores na região central é intensa, gerando empregos, rendas e receitas para a cidade.  O estacionamento rotativo é a solução mais democrática para disciplinar o uso das vagas na região central.  “Infelizmente, não são raros os casos de pessoas que estacionam seus veículos e os deixam o dia todo nas vias públicas, impedido que outras pessoas também utilizem o mesmo espaço. É uma situação que prejudica consumidores e também o comércio”, observa.

Atualmente o controle de estacionamento na região central é realizado apenas de forma paliativa, pela prefeitura, durante o período de compras de final do ano.  “Esse paliativo no final dos últimos três anos não mais atende aos anseios dos empresários, consumidores e usuários dos diversos serviços que a região oferece. Isso reforça a real necessidade do estacionamento rotativo”, ratifica Silva.

Desde a suspensão do estacionamento rotativo, a Acias tem cobrado a prefeitura em busca de uma solução para esta questão e participa ativamente das reuniões do projeto para a reativação do serviço. Em agosto do ano passado, o presidente e diretores da Acias também participaram da sessão da Câmara de Vereadores e discutiram a importância do estacionamento rotativo.

A Acias não está medindo esforços junto à prefeitura no desenvolvimento e implantação do novo estacionamento rotativo. A retomada do serviço é essencial para reorganizar o trânsito e o estacionamento de veículos, evitando a evasão de consumidores, o que vem acontecendo há tempos com muita frequência.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Secretaria de Saúde realiza “Pedágio de Carnaval” em todas as regiões de Sumaré

Publicado

em

Por

Equipes das Unidades de Saúde de Sumaré realizam nesta sexta-feira (21) o “Pedágio de Carnaval”. A ação que acontece nas seis regiões da cidade tem o objetivo de orientar os moradores sobre a prevenção de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

No “pedágio” serão distribuídos aos motoristas e pedestres preservativos masculinos e femininos, folheto educativo sobre DSTs e HIV e ainda um leque para ser usado durante a folia. As equipes do CRESSER (Centro de Referência em Saúde Sexual e Reprodutiva) farão o “pedágio”, das 8h ao meio dia, nas vias mais movimentadas. “Nosso objetivo é informar e incentivar os moradores a ter uma vida saudável, manter hábitos de promoção e proteção da saúde”, afirmou o prefeito Luiz Dalben.  

            A Secretaria de Saúde reforça que qualquer cidadão pode retirar preservativos gratuitamente em qualquer unidade de saúde do município, das 8h às 17h, e também no CRESSER, que funciona das 7h às 19h. “Queremos com essa ação orientar os moradores sobre a importância de usar preservativo nas relações sexuais, evitando tanto a transmissão de doenças como uma gravidez indesejada. A prevenção é sempre o melhor remédio”, destacou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.

            O CRESSER fica na Rua Jaciro Baldiotti, nº 350, no bairro Planalto do Sol, região central. Com uma equipe multidisciplinar, a unidade atende e acompanha portadores de doenças sexualmente transmissíveis e ainda desempenha atividades externas, como palestras e teatros em escolas e empresas.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Banda Sinfônica de Sumaré agita Feira do Luar com marchinhas de carnaval

Publicado

em

Por

Mesmo com o tempo chuvoso, um bom público prestigiou a Feira do Luar nessa quarta (19) na Praça do Macarenko, uma realização da Prefeitura de Sumaré.

A edição especial, além das barracas com produtos variados como hortifruti, roupas, flores, artesanato, utensílios em geral, etc, propiciou muita animação com a participação da Sinfônica Municipal de Sumaré “Dorival Gomes Barroca”, que tocou as tradicionais marchinhas de carnaval.

A cantora Bheatriz Fernanda também se apresentou no palco do Fundo Social de Solidariedade (Funssol) e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

“A nossa Feira do Luar, que acontece tradicionalmente na Praça do Jardim Macarenko está cada vez melhor, atraindo famílias inteiras, que aproveitam a boa opção para a compra de produtos frescos, e para prestigiar as atrações que se apresentam, como nessa quarta que tivemos a nossa Banda Sinfônica, uma grande ferramenta de democratização cultural de nosso município, sempre com músicas de qualidade e repertório variado”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

Bom destacar ainda a tenda da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CRESSER (Centro de Referência da Saúde Sexual e Reprodutiva), que aproveitou a proximidade do carnaval para trabalhar a conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis e formas preventivas.

O órgão distribuiu panfletos e preservativos e orientou as pessoas. “Aproveitamos essa edição da Feira do Luar para oferecer uma programação diferente, numa parceria entre Fundo Social e Secretaria Municipal de Cultura, com a Banda tocando um repertório carnavalesco, além da cantora Bheatriz Fernanda. Também tivemos uma importante ação da Secretaria de Saúde, conscientizando sobre as doenças sexualmente transmissíveis”, destacou a presidente do Fundo Social, dona Mara Dalben.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré informa expediente público durante o feriado prolongado de Carnaval

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sumaré informa o expediente de atendimento ao público durante o feriado prolongado de Carnaval, de acordo com o Decreto nº 10.721/2020. As repartições municipais encerram as atividades às 17 horas dessa sexta-feira, dia 21, e voltarão ao atendimento normal a partir das 12 horas da próxima quarta-feira, dia 26. Nesse período, todos os serviços essenciais serão mantidos normalmente, em regime de plantão. Confira:

• Coleta de Lixo Domiciliar: realizada normalmente.

• Guarda Civil Municipal: 24h pelos telefones 153 ou (19) 3873-2656.

• Defesa Civil Municipal: 24h pelo telefone 199 ou (19) 3903-4147.

• Corpo de Bombeiros Municipal: 24h pelos telefones 193 ou (19) 3873-2147.

• Departamento de Trânsito: emergências pelo telefone 0800-772-7722.

• Cemitério Municipal da Saudade: das 8h às 17h30.

• Velório Municipal: aberto normalmente, 24h.

• Transporte Coletivo: funcionamento normal.

• Feiras Livres: funcionarão normalmente.

• Orquidário Sumaré: funcionamento nos dias 22 e 23 de fevereiro (sábado e domingo), das 9 às 12 horas.

• Recanto dos Animais: sábado e domingo (22 e 23), das 8 às 17 horas.

Rede Municipal Saúde:

• UPA do Jardim Macarenko: Rua Vinicius de Moraes, nº 380, Jardim Macarenko, telefone (19) 3903-1455. Atendimento 24 horas.

• UPA do Matão: Avenida Emílio Bosco, nº 1.620, Jardim Santa Clara, telefone (19) 3864-1194. Atendimento 24 horas.

• PA Nações: Rua Aldo de Oliveira Muller, nº 417, Parque das Nações, telefone (19) 3864-1035. Atendimento 24 horas.

• PA Maria Antônia: Rua Isabel Luna Tavares, nº 631, Jardim Maria Antônia, telefone (19) 3832-1288. Atendimento 12 horas (das 7 às 19 horas).

• PA CIS Nova Veneza: Rua Paraíba, nº 211, Nova Veneza, telefone (19) 33995961. Atendimento das 7 às 22 horas.

• Central de Ambulâncias: funcionamento 24 horas.

• SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência): atendimento 24 horas. Telefone 192.

Farmácias

            As farmácias das Unidades de Saúde do CIS Nova Veneza e Santa Clara, região do Matão, estarão abertas, exceto para dispensação de medicamentos controlados.

Continue Lendo