Uncategorized
11° Curta Cenas de Sumaré, inscrições abertas
As inscrições para grupos de teatro amadores, experimentais e profissionais participarem do 11° Festival “Curta Cenas” da Prefeitura de Sumaré se encerram no próximo dia 21 de outubro. Podem concorrer esquetes com duração de 10 a 15 minutos. A edição deste ano irá manter a qualidade da estrutura disponibilizada em 2013 para a realização do evento. Além de premiações em dinheiro para os melhores espetáculo, direção, ator e atriz, o Festival disponibilizará local para hospedagem dos integrantes dos grupos que necessitarem.
O evento terá como sede o Anfiteatro do Centro Administrativo de Nova Veneza. Além das apresentações e da competição, ocorrerá também workshops e debates ligados ao campo teatral.
Segundo o coordenador do festival, o gerente municipal de Cultura Diego Trevisan, “mais até que a possibilidade de receber prêmios em dinheiro, esta é uma boa oportunidade para grupos da cidade e de todo o país mostrarem seu trabalho”.
“Pretendemos, acima de tudo, fazer com que o festival – o maior do país em sua temática – sirva, mais uma vez, de vitrine para os grupos teatrais. Acredito que, além das premiações em dinheiro, dos workshops e do intercâmbio cultural, esta é uma ótima oportunidade para divulgar o nome do grupo”, comentou.
Outro diferencial do evento é que grupos localizados a mais de 100 quilômetros de distância de Sumaré receberão ajuda de custo. Para realizar as inscrições, é necessário acessar o endereço eletrônico www.curtacenasumare.com.br e seguir as orientações contidas no site. O 11° Festival Curta Cenas é promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Sumaré.
Os organizadores do festival produziram um vídeo de divulgação, que pode ser localizado digitando “Curta Cenas Vídeo 1” na barra de busca do YouTube. Para mais informações, os grupos e companhias interessados podem ligar para o telefone (19) 3873-1566.
EDIÇÃO 2013
A 10ª edição do “Curta Cenas!”, realizada em 2013, transformou o evento no maior festival de peças teatrais curtas do Brasil. Ao todo, o Anfiteatro do Centro Administrativo de Nova Veneza, palco central do festival, recebeu mais de 1.300 pessoas nos cinco dias de apresentações. Além disso, as apresentações de rua, realizadas nas seis regiões da cidade, foram vistas por um público estimado de 1.300 sumareenses.
O festival, que teve como eixo principal a Mostra Competitiva, contou com apresentações de 18 grupos, vindos de todo canto do país: Rio de Janeiro-RJ, Belo Horizonte-MG, Jaguariúna-SP, Salvador-BA, Londrina-PR, São Paulo-SP, Jequié-BA, Rio das Ostras-RJ, Jundiaí-SP, Curitiba-PR e Campinas-SP.
Sumaré também foi representada por seus grandes artistas, através da Mostra Sumaré. A Cia. Cirko Volonte apresentou a comédia circense “Estapafúrdia”, que animou a estreia da mostra. Também subiram ao palco a Cia Teatral Fábulas subir ao palco com a peça “O Mágico”, e a Cia Movimento Mínimo com a peça “Morto, Logo Existo!”.
Além disso, foram anunciados os grandes vencedores do 10° Curta Cenas!. O grupo carioca Quatro Manos recebeu, com a peça “Acorda, Amor!”, três dos quatro prêmios principais e se sagrou como grande vencedor da mostra competitiva. Além de Melhor Espetáculo e Melhor Diretor para Marcos Camelo, Florencia Santángelo foi considerada a melhor atriz do Festival. Já para melhor ator, o vencedor foi Rafael de Barros, do grupo paranaense Exército Contra Nada, que apresentou a peça “El General!”.
Entre os grupos convidados estavam o Ballet de Londrina com o espetáculo “Sagração da Primavera”, e a companhia teatral “Os Geraldos”, de Campinas, e a peça “Números”.