A ETEC Sumaré está próxima de se tornar realidade! A licitação que vai contratar empresa que finalizará a obra já está na reta final. Essa é mais uma conquista do deputado estadual Dirceu Dalben (PL) para o município, após diversas reuniões com representantes do Governo do Estado e do Centro Paula Souza. O investimento previsto é de até R$ 16 milhões.
“Este é mais um sonho da população que está sendo realizado! As obras da ETEC de Sumaré estavam paralisadas há anos e, desde que assumimos nosso mandato, estamos lutando incansavelmente junto ao Governo do Estado e o Centro Paula Souza para que sejam retomadas e concluídas o mais breve possível, em um trabalho conjunto com o prefeito Luiz Dalben. Sem dúvidas, é mais uma importante conquista para Sumaré, ampliando a oferta de cursos técnicos e totalmente gratuitos para a população, oferecendo novas oportunidades de profissionalização aos nossos jovens e preparando-os para o mercado de trabalho”, comentou o deputado.
Logo em abril de 2019, o parlamentar oficiou os responsáveis sobre o assunto. Em julho de 2019, o deputado e o prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, estiveram reunidos com o vice-governador, Rodrigo Garcia, reiterando a necessidade e urgência da retomada das obras.
Em agosto do mesmo ano, Dirceu Dalben também participou de audiência pública promovida pelo Governo do Estado na região de Campinas, para elaboração do Orçamento de 2020, onde apontou a necessidade de reserva de recursos para a finalização da ETEC Sumaré. No mês seguinte, em setembro de 2019, o deputado reuniu-se diretamente com a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, para tratar do mesmo assunto.
“Conseguimos garantir recursos para a finalização dessa obra, porém, havia alguns problemas jurídicos que precisavam ser resolvidos antes do Centro Paula Souza realizar nova licitação. Acompanhamos de perto todos os trâmites e a concorrência pública já está em andamento, os envelopes já foram abertos e encontra-se na fase de recursos. Estamos confiantes que, muito em breve, o contrato seja assinado e as obras, enfim, retomadas. Seguimos atentos, trabalhando e cumprindo nosso papel para que a obra seja concluída com agilidade e para que a população possa usufruir o quanto antes dessa nova ETEC”, finalizou Dalben.
ETEC Sumaré
Atualmente, Sumaré conta com dois pólos da ETEC, que funcionam na Escola Estadual João Franceschini, com o curso de Administração, e na FATEC, com o curso de Logística.
Com a construção do prédio próprio, será possível centralizar e ampliar as quantidades de cursos e alunos atendidos. A previsão é que, na nova unidade, sejam oferecidos os cursos técnicos de Eletrônica, Logística, Meio Ambiente e Química. Os cursos integrados ao Ensino Médio ainda serão definidos.
A ETEC Sumaré contará com bloco administrativo e pedagógico, ginásio poliesportivo, cantina com refeitório e portaria de acesso.
