Nossa Cidade
Prefeitura de Sumaré promove Campanha “Junho Branco”, para conscientização do uso de Drogas
Em alusão ao Dia Mundial de Combate às Drogas, comemorado no dia 26 de junho, o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) de Sumaré realiza a Campanha “Junho Branco” em toda a rede municipal de Saúde. Cartazes de conscientização estarão disponibilizados nos espaços públicos, orientando para o cuidado com a saúde mental da população, além de atividades de orientação nas escolas municipais e grupos dos CRASs (Centro de Referência em Assistência Social).
O CAPS AD foi inaugurado em 2019 e conta com uma equipe técnica responsável em oferecer cuidados, atenção integral e continuada a dependentes químicos. A equipe é formada por psiquiatra, psicólogo, enfermeiro e técnicos de enfermagem, assistente social, terapeuta ocupacional e recreacionista. “O CAPS AD é uma unidade de extrema importância para o atendimento em saúde mental, pois acolhe as pessoas que sofrem com transtornos mentais decorrentes da dependência química – e que muitas vezes são julgadas e marginalizadas. O órgão oferece atendimento interdisciplinar para a reabilitação e inclusão social dessas pessoas”, explicou o prefeito Luiz Dalben.
A equipe do Centro de Atenção Psicossocial realiza acolhimentos, grupos e oficinas terapêuticos (autocuidado, culinária, horta, música e ateliê aberto). Todo cuidado é planejado por meio do Plano Terapêutico Singular (PTS), elaborado junto ao paciente e à equipe de referência, seguindo sempre a necessidade individual. Além disso, o serviço ainda oferece suporte à família do paciente, por meio do grupo de família que acontece semanalmente na unidade. O CAPS AD está localizado na Rua Antonieta Ravagnani Tanner, nº 190, Residencial Bordon II. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.