Nossa Cidade
Com apoio do Exército, Prefeitura de Sumaré e Programa ‘Via Rápida Emprego’ iniciam aulas práticas de curso de capacitação
Na manhã desta quinta-feira, dia 18 de setembro, a prefeita Cristina Carrara visitou os alunos do curso de “Operador de Equipamento Hidráulico”, que está sendo ministrado desde o fim do mês de agosto por meio de parceria entre a Prefeitura de Sumaré e o Governo Estadual, via Programa “Via Rápida Emprego”. Nesta semana, os alunos iniciaram as aulas práticas que estão sendo feitas em um caminhão cedido pelo Exército exclusivamente para ser utilizado na capacitação.
Durante a visita, a prefeita Cristina Carrara conversou com os alunos e ouviu muitos elogios a respeito das aulas ministradas. “Vim de Pernambuco e nunca havia trabalhado na área. Achei o curso muito bom e pretendo trabalhar se surgir uma oportunidade”, disse Luciana Alves, uma das três mulheres que frequentam o curso.
A prefeita falou sobre o esforço feito pela Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social para oferecer cada vez mais cursos de capacitação profissional. “Fico contente em poder ajudar.
A Secretaria de Inclusão, por meio da secretária Maria José de Araujo, está se esforçando para que as pessoas se capacitem profissionalmente, cresçam e tenham autonomia”, disse Cristina.
“Achei magnífica a capacitação e, com o dia a dia da profissão, a gente vai aprender ainda mais”, disse o desempregado Julio Dias.
As aulas do curso de “Operador de Equipamento Hidráulico” são ministradas pelo Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e ocorrem no Centro Administrativo de Nova Veneza. O curso de “Operador de Equipamento Hidráulico” conta com 35 pessoas inscritas e deve durar cerca de um mês. No total, são 200 horas de aula, entre teoria e prática, e os alunos ainda recebem bolsa auxílio, cujo valor varia conforme as condições do beneficiado, limitado a um teto de R$ 460.
O aluno Alonso Odilon dos Anjos elogiou bastante as aulas e diz que, no final, estará preparado para o mercado de trabalho. “Com certeza quero trabalhar na área. O curso está me preparando para o mercado. Se fosse fazer fora, o curso seria caro e acho que não teria todos os procedimentos e aulas que temos aqui”, contou Alonso, já animado com o futuro na profissão. Ao final das aulas, os alunos devem participar de uma formatura com entrega de certificados de conclusão do curso.
CAPACITAÇÃO
Além do curso de “Operador de Equipamento Hidráulico”, a Prefeitura de Sumaré também oferece cerca de 16 outras capacitações para qualificação profissional, beneficiando 470 pessoas atualmente.
Normalmente, para viabilizar o oferecimento destas atividades, a Prefeitura estabelece convênios com entidades já conhecidas no ramo educacional, como o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e o Sest/Senat.
Ao Município, na maioria das vezes, cabe a cessão dos espaços destinados às aulas, bem como a mobilização e seleção dos alunos, feita pela Central Única de Atendimento ao Bolsa Família e Cadastro Único.
You must be logged in to post a comment Login