Nossa Cidade
Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes
Para atualizar a completar as carteirinhas de vacinação das crianças de zero a quatro anos e de adolescentes de 9 a 13 anos da cidade que se encontrarem com esquema vacinal incompleto, a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Sumaré, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, promove entre os dias 19 e 30 de setembro uma ampla Campanha de Multivacinação. Para as crianças menores de cinco anos, serão oferecidas nada menos que 11 tipos de vacinas, contra 18 doenças diferentes. Para a faixa etária de 9 a 13 anos, serão quatro tipos de vacinas, que vão imunizar contra sete doenças diferentes.
Nos dias úteis, entre 19 e 30 de setembro, as vacinas serão oferecidas gratuitamente em todas as unidades da Rede Municipal de Saúde que contam com Salas de Vacinação. São elas: USF (Unidade de Saúde da Família) Picerno, USF Virgínio Basso, USF Lucélia, UBS Vasconcelos, CS (Centro de Saúde) II, USF Yolanda, USF Emília, USF Cruzeiro, CIS (Centro Integrado de Saúde) Nova Veneza, UBS (Unidade Básica de Saúde) Dall’Orto, USF Salerno, USF Maria Antonia, USF Angelo Tomazin, UBS Nações, USF Bandeirantes, UBS Paraíso, USF Santa Clara, UBS Matão, USF Denadai e USF São Judas Tadeu.
Além da vacinação durante a semana, no sábado, 24 de setembro, acontece o “Dia D” da Campanha de Multivacinação 2016, quando todas as unidades básicas da Rede Municipal de Saúde estarão abertas para imunizar as crianças das duas faixas etárias da campanha.
“Será uma campanha de atualização de carteirinha de vacinação, portanto é necessário que leve a carteira no dia que comparecer a unidade para participar da campanha. Na dúvida, os pais e responsáveis devem levar todas as crianças nestas faixas etárias até a unidade mais próxima, que nossos profissionais são treinados par ‘ler’ a carteirinha e saber exatamente qual dose está faltando”, explicou a coordenadora Vigilância Epidemiológica, Martha Iris Reis.
IDADES E VACINAS
Para as crianças que terão até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade em 30 de setembro, serão oferecidas, caso necessário, as seguintes vacinas: DTP (contra difteria, tétano e coqueluche), BCG (tuberculose), Hepatite A, Hepatite B, Meningo C (meningite C), Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae B), Pneumo 10 (pneumopatias), Rotavírus, SCR (sarampo, caxumba e rubéola), Tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) e VIP (poliomielite inativada).
Já para quem tem entre 9 e 13 anos, tanto meninas quanto meninos, serão aplicadas, conforme análise da carteirinha, as seguintes vacinas: DT (difteria e tétano), Hepatite B, HPV (Papilomavirus humano) e SCR (sarampo, caxumba e rubéola).