Nossa Cidade
Conheça o projeto Cidade Mais Limpa de Sumaré
A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, iniciou na semana passada a “Operação Pente Fino”. O objetivo é conscientizar a população sumareense para as questões sobre o descarte e a destinação corretos de RCCs (Resíduos da Construção Civil) e outros materiais inertes. A ação começou pelo recolhimento do material depositado irregularmente em áreas verdes públicas. Até o momento, seis áreas (sendo quatro na Região do Jardim Maria Antonia, uma no Picerno e uma na Região Central) já passaram pela operação.
Todo o serviço (recolhimento e destinação correta do material) é executado pela empresa Construtek Construção e Serviços Ambientais, contratada pela Prefeitura de Sumaré por meio de processo licitatório. O valor do contrato é de R$ 3,4 milhões, com prazo de vigência de 12 meses. Todo o trabalho tem acompanhamento e fiscalização da Secretaria de Serviços Públicos.
“Estamos priorizando as regiões mais críticas da cidade, a fim de colocar em dia os serviços de recolhimento e destinação da grande quantidade de entulho espalhada em áreas verdes do município. Junto a este trabalho, é importante ressaltar que a fiscalização está sendo intensificada, notificando e multando quem depositar inertes e outros materiais de forma irregular, seja em área pública ou nas vias públicas (ruas, avenidas e calçadas)”, lembrou o secretário de Serviços Públicos, Carlinhos Barijan.
“Outras áreas em todo o município já foram mapeadas para o trabalho de limpeza e conscientização dos moradores. Mas a colaboração de toda a população é imprescindível, agindo corretamente e denunciando o descarte irregular, para conseguirmos manter a cidade limpa e saudável para todos nós”, ressaltou o superintendente de Serviços Públicos, Carlos César Dopekevicuz.
Denúncias a fim de colaborar com a Fiscalização Municipal, inclusive anônimas, podem ser feitas pelos moradores de Sumaré pelos telefones 153 (Guarda Civil Municipal) ou 0800-770-0770 (Ouvidoria Municipal).
MARIA ANTONIA
No Jardim Maria Antonia, um terreno público de aproximadamente 46 mil metros quadrados, na esquina das ruas Willian Gonçalves Pereira (antiga Rua 18) e João Ferreira Neves (antiga Rua 13), recebeu a limpeza e a construção de cerca em um trecho da área. Ainda no mesmo bairro, outro terreno na Rua Antonio Consolino também teve o entulho recolhido, com construção de cerca.
Já No Parque Salerno, a Rua Maringá (antiga Rua 3) passou pelo recolhimento de entulho e cercamento. Outra área particular está sendo verificada pelo setor de Fiscalização da Secretaria de Obras, para cobrar as providências necessárias (notificação e possível multa do proprietário).
No Jardim Amélia, a operação também passou por uma área na Rua Elizabetta Battilana (antiga Rua 5), com aproximadamente 12 mil metros quadrados.
PICERNO
Na Região do Picerno, a ação aconteceu em área pública da Rua Maria Blumer, no Parque Residencial Campo Belo, com a limpeza do local e, em breve, será realizado o cercamento do terreno.
CENTRO
Uma grande APP (Área de Preservação Permanente) na Região Central de Sumaré também foi recuperada. O terreno localizado na Rua Salvador Lombardi Neto, na Vila Yolanda Costa Silva, abrigou, durante anos, uma construção irregular. Recentemente, passou por revitalização, que incluiu a desocupação e demolição do imóvel, nivelamento do solo, instalação de aproximadamente 700 metros de cerca e a construção de 30 metros de calçada – tudo feito pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Após a revitalização, teve início a recuperação da mata ciliar, com o plantio de aproximadamente 200 mudas de árvores pela Secretaria de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente da Prefeitura.
Todas estas áreas, totalizando mais de 90 mil metros quadrados, foram indicadas pela Promotoria da Justiça de Sumaré.
‘SUMARÉ, CIDADE MAIS LIMPA’
A “Operação Pente Fino” integra a campanha de conscientização “Sumaré, Cidade Mais Limpa” (conforme Lei Municipal nº 5.554/2013), deflagrada no início de 2014 no Município. A campanha visa também reforçar as ações antidengue já realizadas pela Prefeitura.
A destinação correta dos entulhos e restos de construção ou reforma depositados de forma irregular, fora da caçamba, são de responsabilidade dos proprietários dos imóveis que passam pela obra, que devem providenciar a contratação da caçamba antes do início da construção, reforma ou ampliação.