Nossa Cidade
Dae enfrenta problemas bomba de captação
O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Sumaré informa que na última terça-feira, dia 13 de janeiro, suas equipes técnicas verificaram uma constante diminuição no bombeamento de água bruta na Estação de Captação do Rio Atibaia. Após levantamentos, testes e até mesmo a substituição de alguns equipamentos, detectou-se um problema em uma das bombas, que apresenta baixo rendimento.
De imediato a autarquia realizou, durante todo o dia, a devida manutenção no equipamento, com o intuito de restabelecer os níveis normais de captação, tratamento e, assim, nos níveis dos reservatórios de água tratada que foram afetados pelo problema, bem como estabilizar todo o sistema de abastecimento no município.
A Captação do Atibaia abastece a ETA (Estação de Tratamento de Água) 2, do Parque Itália, que abastece as regiões do Maria Antonia, Picerno, Nova Veneza e Matão.
No entanto, com a crise hídrica que afeta toda a região, o DAE de Sumaré também está enfrentando, nos últimos dias, dificuldades em captar água bruta nas represas que abastecem a Região Central da cidade, através da ETA 1 (Vila Miranda). Neste caso, há uma concentração de materiais solúveis muito acima do normal.
Além disso, a Região Sudeste como um todo sofre com uma onda de calor nos últimos dias, que normalmente leva a um aumento no consumo de água tratada.
O acúmulo destes problemas faz com que sejam necessárias manobras operacionais, que estão sendo executadas pelas equipes do DAE de forma a diminuir e diluir os impactos da queda nas capacidades de tratamento de água pelas ETAs.
Por sua vez, estas manobras podem acarretar uma queda pontual e momentânea na pressão nas redes de distribuição nos bairros destas regiões (principalmente nos pontos mais altos destas localidades).
Até o volume disponível nos reservatórios de água tratada retornar ao normal, o que deve acontecer nos próximos dias, o DAE Sumaré solicita que toda a comunidade atendida pela autarquia utilize a água tratada com moderação e máxima economia, bem como pede a compreensão dos consumidores mais afetados, que sofrem com intermitência no abastecimento.
Mais informações serão prestadas pela autarquia à comunidade conforme estiverem disponíveis.
Para auxiliar os moradores de Sumaré a economizarem, o Departamento Técnico do DAE fez uma lista de medidas simples, que podem ser seguidas em casa pelos consumidores:
• Não use “vassoura hidráulica” (o uso contínuo da mangueira) para lavar calçadas
• Não lave veículos
• Não deixe as torneiras abertas sem necessidade
• Se possível, instale torneiras automáticas; elas diminuem o gasto de água em até 70%
• Evite banhos muito demorados
• Desligue o chuveiro enquanto ensaboa o corpo
• Use um regador para molhar plantas e gramados
• Aproveite toda a capacidade (em quilos de roupas) do “tanquinho” ou lavadora a cada lavagem
• Só use a máquina lava-louça quando ela estiver na capacidade máxima
• Feche a torneira enquanto escova os dentes ou, se possível, use um copo d’água
• Feche a torneira enquanto faz a barba
• Faça manutenções preventivas em torneiras, válvulas de descarga e boias de caixas d’água
• Limpe pratos, copos, talheres e panelas, removendo os restos a seco, antes de começar a lavá-los
• Não jogue absolutamente nenhum tipo de lixo sólido no vaso sanitário
• Verifique se tem alguma torneira pingando. Parece pouco, uma simples gotinha de água pingando consome 46 litros de água por dia, ou o equivalente a 1.380 litros por mês
Mais informações aos consumidores através do Canal Direto do DAE, no telefone gratuito 0800-151025.