Nossa Cidade
Dia das Crianças tem atividades especiais
Ao longo do mês de outubro, os CRASs (Centros de Referência de Assistência Social) e os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Prefeitura de Sumaré realizam uma série de atividades diferenciadas com as crianças e adolescentes atendidos pelos diversos serviços sociais do município. A programação especial em comemoração ao “Dia das Crianças”, celebrado neste domingo, inclui brincadeiras, teatro, capoeira, comidas e brinquedos infláveis.
De acordo com a secretária municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Maria José de Araujo, as atividades estão sendo oferecidas em todos os locais ao longo do mês, e a previsão é que em torno de 1.195 crianças e adolescentes participem da programação especial.
Nesta segunda-feira, dia 13, foi a vez do CRAS Área Cura sediar a festa do “Dia das Crianças”. Cerca de 200 crianças e adolescentes atendidos pelo CRAS, pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos São Judas e pela entidade Grupo de Apoio Nisfram participaram, durante todo o dia, de todas as atividades, que incluíram brincadeiras lúdicas e cama elástica, além de um teatro sobre drogas e gravidez na adolescência. Os beneficiários também puderam se deliciar com cachorro-quente, algodão doce, bolo, pipoca e refrigerante.
“Estas atividades permitem que as crianças criem vínculos com o Serviço e também promovem uma maior integração entre eles”, disse o gerente do CRAS Área Cura, Sany Alkschbirs.
A menina Rayane, de 10 anos, estava bastante contente em participar de mais um dia de atividades no CRAS. “Aqui, eu gosto de brincar, pintar e tenho amizade com as pessoas. Também gosto muito de fazer teatro. Quero ser atriz”, disse ela, animada com o dia diferente proporcionado pela Prefeitura de Sumaré.
Para a psicóloga do CRAS Área Cura, Andrea Cristina da Silva Bueno, estas atividades diferentes são importantes para o trabalho social como um todo. “A importância é promover a integração entre eles com um momento lúdico e diferente. É um espaço para união entre eles mesmo. Quando fazemos atividades diferentes do dia a dia, eles mesmos sempre relatam de forma positiva o que fizeram”, avaliou.