A manhã desta sexta-feira, dia 10 de outubro, foi emocionante para as 320 famílias sumareenses beneficiadas por moradias populares do Condomínio Serra Negra, localizado na região do Matão e viabilizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Sumaré e o Programa “Minha Casa, Minha Vida”.

O motivo foi o sorteio realizado nesta data, através do qual as famílias, todas oriunda de antigas ocupações irregulares e em áreas de risco, puderam escolher em qual bloco e apartamento irão morar, realizando o sonho da casa própria.
O evento ocorreu no Centro Esportivo Vereador “José Pereira”, foi conduzido inicialmente pela própria prefeita Cristina Carrara e contou com a presença de beneficiários titulares, familiares e autoridades municipais.
A “estrela” do dia foi a idosa Loreta Santos Oliveira, que emocionou a todos os presentes quando o teve o nome lido durante o sorteio.
Distribuindo abraços, ela estava muito feliz por, finalmente, conseguir um local seguro para morar.
“Estou muito feliz.
Moro no Santa Terezinha do Matão e minha casa sempre enche de água, quase não tenho móveis”, contou Loreta, que vai morar em um apartamento do 1º andar do Condomínio Serra Negra.
ALEGRIA
Logo no início da cerimônia, a prefeita Cristina Carrara falou da alegria em compartilhar mais este momento de felicidade com as famílias.
“Fico feliz de compartilhar com vocês a realização do sonho da casa própria.
Estamos trabalhando com prioridade para as pessoas que mais precisam do apoio do poder público.
Este é um trabalho feito com muita seriedade, transparência e respeito a vocês. Sejam todos muito felizes em seus novos lares”, garantiu a prefeita.
Cristina disse ainda que “há novos equipamentos públicos previstos para a região do Matão, que já está recebendo muitas famílias, e estamos correndo atrás dos demais investimentos que precisam ser feitos”.
A prefeita também realizou o primeiro sorteio do dia. O felizardo foi o senhor Antônio Siqueira, portador de necessidades especiais que vai morar no apartamento com a filha, que também é sua cuidadora, e o genro. “Atualmente, recebemos Auxílio Moradia.
Estamos muito contentes”, disse Maria Amélia, filha do senhor Antônio. Logo em seguida, a emoção tomou conta da segunda sorteada, Flávia Schmidt Rodrigues, moradora da ocupação existente no Parque das Nações. “Acabei de chegar do trabalho.
Pedi pra minha mãe vir antes, porque achava que não ia chegar a tempo, mas deu. Estou muito feliz e não vejo a hora de mudar”, disse ela.
A secretária de Habitação, Geralda Magalhães, citou a credibilidade que a administração passou a ter depois de todo o trabalho que vem sendo feito pela pasta, com transparência e caráter estritamente técnico.
“Estou muito feliz por perceber o olhar de alegria, o sorriso e a felicidade das pessoas em estarem escolhendo a sua moradia.
No início, as pessoas não acreditavam que seria possível ter a casa própria, achavam que era só coisa de televisão.
Hoje, as pessoas começaram a acreditar mais que é possível”, disse Geralda.
INDICAÇÃO
No total, o Residencial Serra Negra possui 320 apartamentos. As famílias que vão morar no empreendimento fazem parte da “demanda indicada” pela Secretaria Municipal de Habitação.
Foram indicados moradores oriundos de ocupações em áreas públicas ou de risco de bairros como o Jardim Alvorada, Parque Franceschini, Jardim Basilicata, Jardim Vitória, Jardim Conceição, Casa Verde, Parque Residencial Fantinati e Parque Residencial Santa Terezinha do Matão, além de famílias beneficiadas pelo Programa “Auxílio Moradia” e da extinta ocupação “Zumbi dos Palmares”.
