Connect with us

Nossa Cidade

Equipamento para exames de espirometria do Ambulatório de Especialidades é recomendado pela OMS

Publicado

em

Saúde de qualidade e referência na região. Mais uma vez Sumaré sai na frente e possui na rede municipal a cabine de biossegurança para a realização de exames de espirometria – também conhecido como “exame do sopro”, aparelho recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O equipamento está instalado na Sala de Exame de Espirometria do Ambulatório de Especialidades Médicas, região central, e é utilizado para avaliar a função pulmonar e para o diagnóstico de doenças pulmonares obstrutivas crônicas, principalmente em pacientes pós-Covid.

A parceria da Prefeitura com a empresa Boehringer Ingelheim, desenvolvedora do aparelho, ampliou em 300% o atendimento às demandas de pacientes da Rede Municipal de Saúde que necessitam do exame.

A Sala de Exame de Espirometria foi preparado em conformidade com os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 e os pacientes fazem os exames dentro de uma cabine de biossegurança, que aspira todo o ar e o devolve completamente renovado e purificado em poucos minutos, criando uma proteção extra aos envolvidos no processo de realização do exame.

“Saúde é prioridade em Sumaré! Com muito planejamento, investimos em uma saúde de qualidade e humanizada, referência na região. A Sala de Exame de Espirometria é mais uma ação que visa à excelência dos serviços e é com grande orgulho que vemos a cabine de biossegurança ser recomendada pela OMS. A tecnologia ajuda no diagnóstico rápido e preciso e no tratamento adequado de doenças pulmonares. Sumaré é pioneira na RMC a oferecer o exame com essa tecnologia. A população que utiliza os serviços da Rede Municipal de Saúde ganha em modernidade e qualidade no atendimento”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Publicidade

Para realizar o exame, o paciente deverá primeiro passar por consulta na unidade de saúde municipal de referência, que fará o encaminhamento à avaliação caso seja necessário.

INVESTIMENTOS

Sumaré foi a primeira cidade da região a iniciar o trabalho de combate ao coronavírus com capacitação dos colaboradores, criação do Comitê de Combate e Prevenção e elaboração de um plano de contingência. Além da ampliação de leitos na UPA Macarenko, também foram disponibilizados todos os leitos do CIS Nova Veneza para os demais atendimentos médicos leves, liberando 20 leitos na UPA Macarenko para atendimentos do coronavírus. A parceria com o grupo Amil para implantar 40 novos leitos de enfermaria no antigo Hospital Madre Theodora, em Nova Veneza, com possibilidade de ampliação. E a vacinação caminha a passos largos na cidade, com mais de 387 mil pessoas vacinadas.

Desde 2017, quinze novas unidades de saúde foram entregues à população, entre elas uma UPA na região do Matão e já está em construção a UPA Denadai, a terceira na cidade.  Também houve a aquisição de novos equipamentos, novas ambulâncias e veículos para a Atenção Básica e readequações nos prédios. O Município também recebeu 12 novas câmaras frias, para a conservação e o armazenamento seguro das vacinas. Os animaizinhos também foram beneficiados com a implantação do Departamento do Bem-Estar Animal.

Pensando no atendimento direcionado e exclusivo, foram criados os Centros de Saúde Especializados, inéditos na região e que têm parceria com o Fundo Social de Solidariedade: são duas unidades do Centro da Criança; o Centro de Longevidade, para assistência da Melhor Idade a partir dos 50 anos; a Base de Excelência da Mulher, para atendimento exclusivo do público feminino; e a Base de Excelência do Homem.

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook