Connect with us

Nossa Cidade

Equipes de Sumaré trabalham duro para limpar a cidade após fortes chuvas de terça-feira à tarde

Publicado

em

Logo após as fortes chuvas que caíram na região na última terça-feira, 8 de setembro, no final da tarde e início da noite, a Prefeitura de Sumaré mobilizou equipes de diversas secretarias e da Defesa Civil Municipal para auxiliar o trânsito, acompanhar e monitorar os pontos de riscos e realizar a limpeza e a organização dos pontos afetados da cidade, sempre buscando minimizar ao máximo possível os impactos para a população.

Durante toda a terça-feira, foram registrados 47,2 milímetros de chuvas – volume superior ao esperado para todo o mês de setembro, segundo a Defesa Civil de Sumaré. O pico da chuva ocorreu por volta das 16 horas, quando a velocidade dos ventos atingiu 80 quilômetros por hora. Os locais mais atingidos foram na Região Central de Sumaré.

Segundo o Corpo de Bombeiros Municipal, Sumaré registrou 138 ligações para o COBom (Centro de Operações de Bombeiros) por contas das chuvas e ventos de terça. As três viaturas da corporação atenderam 13 ocorrências, realizando 35 cortes e podas de árvores, além de um único caso de alagamento de casa, no Centro. Não houve vítimas nem ocorrências de residências interditadas pela Defesa Civil ou pessoas desabrigadas.

As equipes das Administrações Regionais e do Meio Ambiente também trabalharam ao longo da tarde e noite de terça para retirar os galhos e árvores caídos na vias públicas, o que deixou o trânsito lento em alguns locais, como a Avenida Rebouças, principalmente na divisa com Nova Odessa.

Foram registradas quedas de árvores em diversas ruas do Centro, principalmente na Avenida Rebouças, sentido Nova Odessa, na Estrada Ângelo Marmirolli, Área Rural, e Jardim Santa Clara, no Matão.

Publicidade

Os casos de maior problema foram no Jardim Picerno e na Rodovia Virginía Viel Campo Dall’Orto, sentido Anhanguera. No primeiro caso, várias árvores caíram na Avenida Fuad Assef Maluf, principal via do bairro, atingindo a rede elétrica e gerando lentidão no tráfego. A CPFL Paulista foi acionada. No segundo caso, cerca de 50 árvores caíram em uma das pistas da rodovia, causando trânsito intenso. A via foi liberada somente na madrugada desta quarta-feira, dia 9.

As equipes de Defesa Civil ficaram em alerta durante toda a noite. Houve alagamento no Jardim Manchester, mas o fenômeno foi passageiro e sem danos.

Uma carreta de cana-de-açúcar arrancou a rede principal de força no bairro do Cruzeiro, deixando a Área Rural sem força, mas o CPFL Paulista logo foi acionada e o problema, resolvido.

As equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana e Rural ficaram de prontidão para organizar o trânsito nas regiões e reestabelecer os semáforos que apresentaram panes elétricas e demais defeitos.

Em situações como a de terça-feira, quando o cidadão verificar ocorrências de queda de árvores, obstruções de vias públicas ou alagamento de vias públicas ou imóveis particulares, a pessoa pode ligar para o Corpo de Bombeiros Municipal, no telefone (19) 3873-2147 ou 194. Os Bombeiros podem acionar as equipes das demais secretarias e a própria Defesa Civil, se necessário.

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Publicidade