Connect with us

Nossa Cidade

GM Sumaré passa por treinamento com armas de fogo

Publicado

em

Os integrantes da GCM (Guarda Civil Municipal) da Prefeitura de Sumaré participam de um treinamento de tiro com armas de fogo, no Estande de Vândalia, no Yate Cube Americana. A capacitação é oferecida pelos comandantes de área de treinamento da própria corporação municipal, que já participaram anteriormente de treinamento externo e, agora, agem como multiplicadores das instruções para o restante do efetivo.

O treinamento é uma capacitação anual determinada pela SENASP (Secretaria de Segurança Pública) de Brasília e pelo Estatuto de Desarmamento e tem duração de um mês. O curso aborda o manejo e movimentação das armas, tiro defensivo, situações de confronto direto e toda a parte teórica e prática.

“Apesar de ser obrigatório, a Guarda Municipal de Sumaré não realizava esse treinamento há alguns anos. Estamos investindo na capacitação dos nossos guardas. Preocupamo-nos com a segurança da população e também do próprio servidor”, explicou o secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, coonel Ronaldo Pontes Furtado.

Recentemente, o efetivo da GM participou de um treinamento sobre as tonfas, um equipamento de menor potencial ofensivo (menos letal) utilizado em situações de confronto direto. Todas as capacitações oferecidas pela Prefeitura fazem parte do Programa de Treinamento para a Atualização do Patrulhamento, que tem o objetivo de atualizar profissionalmente todos os guardas civis da corporação.

INVESTIMENTOS

Publicidade

A GCM de Sumaré recebeu as tonfas no primeiro semestre de 2014, através de um investimento de R$ 39,2 mil da Prefeitura, juntamente com outros materiais e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para situações de confronto, como escudos de proteção, caneleiras, cotoveleiras e capacetes.

Além da compra dos equipamentos, também em 2014 foram adquiridos armamentos não letais, como bombas de efeito moral, gás de pimenta e lançador de granada com gás lacrimogênio, em uma aplicação de recursos de R$ 161 mil.

Em 2013, houve a aquisição de 32 novas pistolas automáticas 380mm e a utilização do Sistema Infoseg foi liberado para a cidade. O sistema auxilia na consulta sobre antecedentes criminais, mandados de prisão em aberto, documentação de veículos e carteiras de habilitação, dados que antes precisavam ser fornecidos por outras cidades.

A nova frota de veículos leves locados pela Prefeitura também foi renovada. A GCM foi beneficiada com novas viaturas, equipadas com GPS e com um sistema de comunicação mais moderno.

GOT

Publicidade

Graças à aquisição de todo este equipamento, foi formado em 2013, por determinação da prefeita Cristina Carrara, o GOT (Grupo de Operações Táticas) da Guarda Municipal de Sumaré. O efetivo especialmente treinado lida com ocorrências de maior grau de periculosidade. Por isso, além de realizarem um patrulhamento reforçado e terem um treinamento mais adequado a situações de confronto e aglomerações, trabalham com equipamentos mais avançados e em maior número de guardas dentro de cada viatura.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Publicidade