Nossa Cidade
GM’s participam de treinamento com armas menos letais
Os supervisores e comandantes de área da Guarda Civil Municipal de Sumaré participaram nesta quinta-feira, dia 26 de fevereiro, de um treinamento sobre o manejo e utilização do armamento menos letal adquirido recentemente pela Prefeitura, que foi ministrado pelos GCMs Cézar e De Paula, previamente capacitados pela empresa fornecedora dos equipamentos. A capacitação foi no Horto Florestal da cidade. A GM de Sumaré recebeu esses equipamentos no primeiro semestre de 2014, através de um investimento de R$ 161 mil.
Após a parte teórica ministrada na própria sede da Guarda Municipal, no Parque Casarão, a parte prática contou com a apresentação de manuseio correto de equipamentos como bombas de efeito moral, gás de pimenta e lançador de granada com gás lacrimogênio.
“Como houve a compra desse equipamento, os supervisores e comandantes de área precisam saber a maneira certa de utilização, caso seja necessário o uso em alguma ocorrência ou enquanto aguardam o suporte do GOT (Grupo de Operações Táticas) ou do Canil da Guarda. Já havíamos treinado o GOT, agora foi a vez desses membros da corporação”, explicou um dos capacitadores, o GCM Cézar.
“É importante que nossa equipe seja capacitada corretamente, pois essas armas menos letais trazem consequências favoráveis tanto para quem as usa quanto para quem é atingido, pois elas afastam a possibilidade do GM ou PM usar como primeiro método de defesa as armas de fogo”, disse o secretário de Segurança e Defesa Civil, Coronel Ronaldo Pontes Furtado.
INVESTIMENTOS NA GUARDA
Além da compra dos armamentos menos letais, também em 2014 foram entregues 20 escudos de proteção, 20 capacetes de proteção, 20 capacetes para policiamento, 20 conjuntos de caneleiras de proteção, 30 conjuntos de cotoveleiras táticas, 30 cassetes de borracha e 50 tonfas, em uma aplicação de recursos de R$ 39,2 mil.
Em 2013, houve a aquisição de 32 novas pistolas automáticas 380mm e a utilização do Sistema Infoseg foi liberado para a cidade. O sistema auxilia na consulta sobre antecedentes criminais, mandados de prisão em aberto, documentação de veículos e carteiras de habilitação, dados que antes precisavam ser fornecidos por outras cidades.
A nova frota de veículos leves locados pela Prefeitura também foi renovada. A GM foi beneficiada com novas viaturas, equipadas com GPS e com um sistema de comunicação mais moderno.
GOT
A equipe do GOT (Grupo de Operações Táticas) da Guarda Municipal foi criada em 2013 por determinação da prefeita Cristina Carrara. O efetivo lida com ocorrências de maior grau de periculosidade, por isso, além de realizarem um patrulhamento reforçado e terem um treinamento mais apurado, trabalham com equipamentos mais avançados e em maior número de guardas dentro da viatura.