Nossa Cidade
Modernização da Iluminação Pública de Sumaré traz melhorias
“Antes, era uma escuridão horrível, agora temos mais segurança. Ficou tão bom que a noite está até parecendo dia”. O depoimento é de Nilda Maria Dias dos Santos, de 62 anos e moradora da Rua Papa São Pio X, na Região do Matão, onde recentemente a Prefeitura de Sumaré realizou a instalação ou substituição de 27 pontos de Iluminação Pública, através do Programa de Modernização em andamento e que abrange todas as regiões da cidade.
Quem passa à noite por esta e dezenas de outras vias públicas de Sumaré já pode notar uma grande diferença: estes locais já estão mais iluminados, o que garante mais segurança. O objetivo do programa municipal é iluminar pontos antes “escuros”, através da instalação de luminárias ou de conjuntos de postes e luminárias, além de modernizar a iluminação das principais avenidas e ruas de grande circulação, através de troca por equipamentos mais modernos.
AMIZADE
Por meio deste programa, por exemplo, está em andamento a instalação de cerca de 400 novos pontos de iluminação na Avenida da Amizade, inclusive em frente ao Hospital Estadual de Sumaré, na Região de Nova Veneza. O trabalho começou pela colocação de luminárias em postes onde elas não existiam e incluirá a substituição de luminárias de modelos antigos, além da instalação de novos postes de iluminação onde há carência deste suporte para os novos conjuntos luminosos.
“Está ficando muito bom. Ilumina não só a avenida, mas também os arredores da Praça da Amizade”, aprovou Laudemir Souza, referindo-se à praça e pista de skate da Região de Nova Veneza.
Os moradores da Área Cura estão bastante satisfeitos com os benefícios do programa municipal. Principalmente a população da Rua José Vedovatto, onde acontece a substituição de 72 pontos de iluminação. Em breve, o serviço chega também à Avenida Chico Mendes, próxima à José Vedovatto.
Áreas de convívio social também voltaram a atrair o público sumareense. Nas ruas que delimitam as Praças da República e Manoel de Vasconcellos, Centro da cidade, os moradores aprovaram o andamento da substituição de 53 pontos precários de iluminação.
Outros locais já beneficiados pelo programa incluem trechos das ruas Rosa Vieira do Nascimento (a antiga Rua 1), do Jardim Nova Esperança, na Área Cura, Edson Nunes dos Santos, no Jardim Denadai, Manuel Antônio de Almeida e José de Alencar, no Parque Residencial Casarão, Região Central – entre outros pontos.
O PROGRAMA
O Programa de Modernização da Iluminação Pública de Sumaré prioriza a aplicação de recursos para uma área que há muitos anos não recebia investimentos – graças à CIP (Contribuição de Iluminação Pública) e a outros recursos de outras fontes que a Prefeitura consegue disponibilizar para esta finalidade.
A iniciativa da Prefeitura compreende duas etapas. A primeira teve início em 2014 e prevê a instalação dos cerca de 1.100 novos pontos de iluminação nos chamados “pontos escuros” de Sumaré. Até o momento, foram concluídos 218 destes pontos (que corresponde a 20% do total) que receberam lâmpadas de vapor de sódio de 150 watts.
A segunda fase começou a ser executada este ano e cerca de 15% do trabalho já está concluído. Esta etapa compreende melhorias em aproximadamente 2.500 pontos situados em avenidas e ruas de maior circulação, onde a maioria era de luminárias de mercúrio de 80 ou 125 watts, padrão ultrapassado. Estes locais receberão lâmpadas “multivapor metálico”, de 250 watts (muitas delas de “braços duplos”, totalizando 500 watts de potência), cujo desempenho energético é mais eficiente e são mais econômicas.
Assim, com previsão inicial de concluir os trabalhos no primeiro semestre deste ano, a concessionária CPFL Paulista, contratada pela Prefeitura para realizar as obras, deve concluir a instalação ou substituição de 3.600 luminárias, totalizando cerca de R$ 3,5 milhões de investimentos na Iluminação Pública de Sumaré.
De acordo com a CPFL, apenas Sumaré e Ribeirão Preto contam, atualmente, com projetos tão amplos de modernização da Iluminação Pública. “Não houve investimentos da iluminação aqui em Sumaré ao longo dos últimos 20 anos e, por isto, a atual gestão Municipal recebeu ‘uma estrutura precária’. Sumaré não colocou um braço de iluminação novo enquanto outras cidades faziam suas melhorias”, disse recentemente o gerente de Relacionamento e de Negócios da CPFL Paulista na região de Campinas, Francisco Sérgio Sene.