Connect with us

Nossa Cidade

Período chuvoso redobra atenção e aumenta ações em todo o Município

Publicado

em

O período chuvoso requer atenção redobrada e as ações aumentam em todo o Município. Preocupada com esse problema de causa natural, há 3 meses a Prefeitura de Sumaré, por intermédio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, se antecipou e reforçou a limpeza nos rios que cortam a cidade – Quilombo e Tijuco Preto – priorizando os principais pontos de alagamento: o Jardim Primavera, Vila Diva e Três Pontes.

Para o desassoreamento dos rios, a administração municipal tem utilizado três máquinas simultaneamente na execução das ações, beneficiando especialmente essas áreas mais atingidas pelo volume de águas. Além do desassoreamento dos rios, as equipes da Prefeitura têm trabalhado na limpeza das bocas de lobo e galerias de águas pluviais. “Reforçamos os trabalhos justamente por causa do período de chuvas, e, independentemente do tempo, manteremos os serviços durante o ano todo”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

Mesmo com as ações preventivas por conta do trabalho de desassoreamento realizado pela Prefeitura – que teve início em 2017, sendo reforçado desde o fim do ano passado – o Ribeirão recebeu uma grande quantidade de água oriunda das chuvas na região, provocando transbordamento em alguns pontos isolados. A cidade não teve problemas com enchentes, apenas alagamentos. Para tanto, uma força tarefa envolvendo diversas secretarias municipais possibilitou o atendimento aos moradores que tiveram as casas atingidas, especialmente na área verde do Três Pontes. 

Mesmo com nível do Ribeirão Quilombo normalizado, a cidade mantém o ‘estado de alerta’ e o trabalho de monitoramento pela Defesa Civil continua de forma ininterrupta. A Prefeitura de Sumaré não mede esforços para encontrar soluções para as situações das cheias do rio Quilombo, principalmente nas regiões historicamente afetadas. As famílias que ficaram alojadas de ontem (13) até esta terça (14) no ponto de apoio montado pela Prefeitura na EM Antônio Palioto já começaram a retornar para suas casas. Nesta tarde, a Defesa Civil iniciará a operação limpeza, ou seja, fará um trabalho pós-alagamento, com visitas aos locais que foram afetados e a distribuição de kits limpeza, além de orientações às famílias.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook