Connect with us

Nossa Cidade

Pesquisa do Procon SP revela alta de 0,31% na taxa de juros do empréstimo pessoal

Publicado

em

procon de sumaré

O Procon Sumaré, órgão vinculado à secretaria de Controle Interno e Transparência da Prefeitura de Sumaré, divulga pesquisa da Fundação Procon SP que indica alta de 0,31% na taxa de juros do empréstimo pessoal neste mês de dezembro.

Nesta modalidade de empréstimo, a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,49%, que representa acréscimo de 0,02 pontos percentuais em relação à taxa média referente ao mês anterior, que foi de 6,47% – variação positiva de 0,31%. O Banco do Brasil foi a única instituição que alterou a taxa de 5,81% ao mês para 5,97% com variação positiva de 2,75%.

Já para o cheque especial, a taxa média permanece a mesma desde fevereiro, mantendo-se em 7,96% ao mês, sem alteração nos bancos pesquisados (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander).

A pesquisa de taxas de juros foi efetuada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor da Fundação Procon-SP com dados coletados em 2 de dezembro. As informações referem-se às taxas máximas pré-fixadas para clientes (pessoa física) não preferenciais, independente do canal de contratação, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de trinta dias. Para o empréstimo pessoal, o prazo do contrato é de 12 meses.

“Muitas famílias acabaram adquirindo dívidas por conta da pandemia e este período do ano é sempre um momento de cautela por conta das despesas. Caso o consumidor não tenha outra alternativa a não ser recorrer a um empréstimo, a recomendação é sempre pesquisar com antecedência as taxas das linhas de crédito praticadas pelas instituições financeiras”, alerta o secretário municipal de Controle Interno e Transparência, Jesuel Dimei Pereira.

Publicidade

Órgão de defesa do consumidor, o Procon Sumaré atende na Rua Antônio Pereira de Camargo, nº 300, região central. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e o telefone é (19) 3873-1071.

Banco Central e COPOM

O Banco Central do Brasil, por meio da Resolução nº 4.765, de 27 de novembro de 2019, limitou a cobrança da taxa de juros do cheque especial para pessoa física em 8% (oito por cento) ao mês. A Resolução passou a vigorar em 06 de janeiro de 2020.

O COPOM – Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu na última reunião alterar, a partir de 28/10/21, a taxa Selic de 6,25% ao ano para 7,75% ao ano. A próxima reunião está prevista para ocorrer nos dias 07 e 08 de dezembro de 2021.

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook