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Nossa Cidade

Prefeito Luiz Dalben visita EM São Judas, escola com Ensino de Tempo Integral em Sumaré

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O prefeito Luiz Dalben visitou nesta quarta-feira, dia 26, a EM São Judas Tadeu, na região da Área Cura, uma das escolas onde foi implantado o Ensino de Tempo Integral em Sumaré. O Chefe do Executivo acompanhou o planejamento de volta às aulas após o Carnaval e vistoriou o interior da unidade escolar.

Ao lado da EM Magdalena Maria Vedovatt o Callegari, na região do Maria Antônia, a EM São Judas Tadeu conta com a modalidade de ensino, implantada nestas unidades como projeto piloto, beneficiando a cerca de 430 alunos do Ensino Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental.

O Ensino de Tempo Integral é ofertado no turno e contraturno escola.  Os alunos permanecem nas escolas das 7h30 às 15 horas. Durante este período, são servidas três refeições: café da manhã, almoço e café da tarde – uma alimentação nutritiva e balanceada, incluindo alimentos da agricultura familiar. Além da grade curricular básica, com disciplinas como português e matemática, por exemplo, as crianças têm também à disposição oficinas com atividades culturais, lúdicas e de recreação.

“Este foi um projeto piloto que implantamos e estamos acompanhando as atividades desenvolvidas com os alunos. O Ensino Integral amplia a formação dos nossos alunos, possibilitando que eles aprendam as disciplinas bases, mas também desenvolvam outras habilidades e se sintam acolhidos no ambiente escolar. Além de favorecer o pleno desenvolvimento das nossas crianças, o Ensino Integral também contribui para a formação cidadã, criando um ambiente confortável e seguro aos alunos e reduzindo o tempo ocioso deles. É uma satisfação imensa poder implantar este projeto em nossa cidade, é mais um investimento nas nossas crianças e no nosso futuro. É a Educação que transforma a sociedade”, disse o prefeito Luiz Dalben.

EDUCAÇÃO

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O ano começou com diversos investimentos na educação. Os alunos já estão recebendo os kits de material escolar, distribuído para os 22 mil alunos da rede municipal de ensino, do Ensino Infantil, Fundamental, Médio e  EJA (Educação de Jovens e Adultos). Além disso, nas próximas semanas começa a distribuição dos uniformes escolares.

As unidades escolares contaram com manutenção e limpeza, inclusive mutirões nos finais de semana. A Prefeitura instala ar-condicionado nas salas de aula. Também foram adquiridos novos computadores para a área administrativa e laboratórios de informática das 39 unidades escolares. Novos brinquedos foram instalados nos parquinhos infantis.

A administração municipal está concluindo, em parceria com o Estado, a obra da EM Maria Luisa Cia Medeiros, do Bordon, e deve assumir a construção da escola do Jardim Orquídea – que tinha sido iniciada pelo Estado, neste caso, a unidade será municipal – além de ter iniciado as obras da EM do Jardim Lucélia, e a ampliação e reforma da EM do Parque Residencial Regina. Destaque ainda para a continuidade dos projetos especiais: CEAV (Centro de Educação Ambiental Vivenciada), Cidade Mirim de Trânsito e Parque dos Animais. Outra novidade fica por conta da aula de empreendedorismo na grade curricular deste ano.

Na parte pedagógica, o projeto “Leitura e Ética na Escola”, desenvolvido numa parceria e apoio técnico do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem) e a editora Adonis, continuará também em 2020, atendendo da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. A intenção é incentivar a leitura junto às crianças e trabalhar temas como preconceitos, comportamento e bullying. O projeto inclui ainda a formação dos professores e visita às dependências da editora para conhecer as etapas da confecção de um livro.

Neste ano, a Prefeitura passa a oferecer na grade curricular a aula de empreendedorismo nas escolas municipais. Em princípio, 14.500 alunos do Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA (Educação para Jovens e Adultos) serão contemplados. A parceria firmada entre a administração municipal, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Desenvolvimento Econômico com o Sebrae prevê levar a atitude empreendedora e consumo consciente aos alunos.

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