Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura atende famílias afetadas pela chuva em Sumaré

Publicado

em

Famílias afetadas pela chuva da última terça-feira, dia 23, foram prontamente atendidas pela Prefeitura de Sumaré; Defesa Civil trabalha em alerta 24 horas por dia

A Defesa Civil de Sumaré está trabalhando em alerta 24 horas por dia. No último dia 23 de dezembro, quando a cidade foi atingida por uma intensa
chuva (que registrou 66 milímetros de água), o órgão municipal iniciou o monitoramento e atendimento às famílias necessitadas imediatamente. A Secretaria Municipal de Inclusão Social foi acionada e até as 02h00 do dia 24, todas as famílias afetadas devido à quantidade de chuva na cidade já haviam recebido assistência.

No Jardim Manchester, sete pessoas foram devidamente acolhidas em uma escola municipal e todas receberam suporte de alimentação quente, produtos higiene, colchão, cobertores e demais auxílios. Com apoio da comunidade, através da Paróquia Maria Antônia, também foi fornecida cesta básica com alimentos  de consumo rápido, como pães, panetone e fraldas. No Parque Jatobá, outras quatro pessoas foram acolhidas em casa de familiares. A Prefeitura de Sumaré agiu rapidamente e, preocupada com possíveis novos casos, deixou todo material necessário para possível necessidade de novos acolhimentos.

Nos jardins Primavera, Basilicata e São Domingos, cerca de 30 casas foram atingidas pela chuva, mas não houve necessidade de remoção das famílias. Desde a tarde de terça-feira, dia 23, a Defesa Civil está atenta às áreas de risco, realizando monitoramento constante e realizando as limpezas emergenciais.

A Defesa Civil e Inclusão Social estão de plantão 24 horas por dia. Qualquer chamado de urgência e emergência pode ser contatado através dos números 193 e (19) 3903-4147. É a Defesa Civil aciona a Inclusão Social em qualquer necessidade.

Publicidade

CUIDADOS
O Corpo de Bombeiros Municipal de Sumaré divulgou orientações para a população saber como se comportar em segurança diante de chuvas fortes. A primeira delas é sempre lembrar que, em situações de emergência e que ofereçam risco de vida, é preciso acionar o Corpo de Bombeiros imediatamente, pelo telefone 193.

Para os motoristas, a regra básica é não atravessar áreas inundadas ou alagadas, nem mesmo “atrás” de outro veículo. Bastam 30 centímetros de alagamento para fazer com que a água entre pelo escapamento do carro e tire-o de funcionamento. Deve-se sempre dirigir com cuidado, pois as vias molhadas ficam escorregadias, bem como redobrar a atenção, pois a água impede a visualização de buracos e bueiros sem tampa.

Quem estiver a pé e em local seguro não deve sair do local até a chegada do socorro. Também deve-se redobrar a atenção ao atravessar as vias a pé, pois, assim como com os motoristas, a água impede a visão de buracos e bueiros sem tampa por parte dos pedestres. O pedestre jamais deve ir para áreas de risco, pois isso dificulta o eventual resgate.

CHUVAS COM VENTOS E ENCHENTES
Em casos de chuva com ventos é preciso se atentar ao risco de queda de árvores, fios, postes e semáforos, bem como tomar um cuidado especial com as crianças. Os adultos devem acompanhá-las e segurá-las pelos pulsos durante todo o período de alagamento. Se precisar atravessar ruas alagadas, deve-se tomar cuidado e procurar muros e paredes para usar de apoio.

Também agir com cautela com a correnteza das águas, além do risco de serem arrastados, objetos grandes que estão sendo levados podem bater nos indivíduos.

Publicidade

No caso das enchentes de rios e córregos, além de todos os estragos, o contato com a água das chuvas pode causar diversas doenças. Se houver contato com a água da enchente o indivíduo deve tomar banho de imediato e procurar o serviço médico mais próximo.

RAIOS
Também é preciso tomar cuidados com os raios, principalmente em grande quantidade. A orientação é para desligar aparelhos elétricos das tomadas; ficar longe de janelas, árvores ou postes, pois eles atraem raios; não ficar em pé em campo aberto, automóveis oferecem excelente proteção contra raios; manter distância de alambrados, cercas, linhas telefônicas e elétricas, estruturas metálicas em geral.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook