Nossa Cidade
Prefeitura de Sumaré monta força-tarefa para atendimento às famílias do Três Pontes
Desde a última segunda-feira (13), equipes da Prefeitura de Sumaré estão mobilizadas para atender às famílias atingidas pelos alagamentos provocados pela cheia do Ribeirão Quilombo. O rio recebeu uma grande quantidade de água oriunda das chuvas na região e, em pontos isolados da cidade, ocorreram transbordamentos, especialmente na área verde Três Pontes. Entretanto, no final da tarde de ontem (13), o nível do rio já tinha voltado ao normal e, aos poucos, as famílias já estão retornando para as casas.
Por orientação do prefeito Luiz Dalben, diversas secretarias municipais estão mobilizadas numa verdadeira força tarefa visando prestar todo o atendimento necessário à população. Por precaução, 12 famílias passaram a noite de segunda-feira na EM Antônio Palioto, onde a Prefeitura instalou “ponto de apoio” aos moradores, oferecendo alimentação, colchonetes, roupas da “Boutique Solidária” – projeto do Fundo Social de Solidariedade – e kits de higiene pessoal.
“Toda a equipe está mobilizada e empenhada em prestar o melhor atendimento a essas famílias para que, rapidamente, possam retomar a vida em suas casas. O trabalho de orientação aos moradores continua, assim como o monitoramento ininterrupto do Ribeirão Quilombo pela nossa Defesa Civil”, disse o prefeito Luiz Dalben.
Na terça-feira (14) bem cedo, uma equipe do Fundo Social de Solidariedade já estava na EM Antônio Palioto para preparar a refeição da manhã para as famílias. Teve café, leite, pão, bolachas, suco, achocolatados e frutas, servidos para 30 pessoas. Por volta das 11h30, teve almoço com cardápio variado, saladas e frutas.
A atenção também esteve voltada aos animais de estimação que receberam ração, água e outros cuidados especiais. O atendimento aconteceu na EM Palioto e em campo, na região das moradias.
A Defesa Civil iniciou a operação limpeza, ou seja, um trabalho pós-alagamento, com visitas aos locais que foram afetados e a distribuição de kits com produtos de limpeza.
A Prefeitura de Sumaré não mede esforços para encontrar soluções para as situações das cheias do rio Quilombo, principalmente nas regiões historicamente afetadas. Há três meses, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, vem reforçando as ações de limpeza do Ribeirão Quilombo e Tijuco Preto, focando nos principais pontos de alagamento. Três máquinas são utilizadas simultaneamente nesse trabalho que contempla especialmente o Jardim Primavera, Vila Diva e Três Pontes.