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Nossa Cidade

Prefeitura diz que Viaduto é a maior conquista da história de Sumaré na área de Mobilidade

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Foi aprovado o projeto do novo viaduto Centro/Nova Veneza, que vai ligar as avenidas José Mancini e da Amizade, sobre o Ribeirão Quilombo e a área tombada da antiga Subestação de Energia da Fepasa e, assim, desafogar o trânsito no congestionado acesso entre a Região Central e as demais regiões da cidade. O recurso pela aprovação do projeto, desenvolvido pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), foi acatado recentemente pelo secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araújo. O projeto vai incluir a recuperação do próprio patrimônio histórico ferroviário da Região Central, que deve se transformar num centro de Cultura, Artes e Lazer.

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A prefeita vinha lutando para viabilizar a obra desde que assumiu o cargo, e obteve em janeiro de 2013, do governador Geraldo Alckmin, a promessa de recursos para sua construção. A obra está orçada atualmente em cerca de R$ 75 milhões. Recentemente, mais de 28.000 sumareenses aderiram ao abaixo-assinado deflagrado pela própria prefeita em prol da aprovação do projeto.

Cristina Carrara se declarou “muito contente com esta notícia, que confirma a concretização de um sonho antigo e uma necessidade urgente do povo de Sumaré, nesta que será a maior obra de Trânsito e Sistema Viário da história da cidade” (e que contempla ainda um novo Terminal Rodoviária no início da Avenida da Amizade, orçada previamente em mais R$ 52 milhões, ciclovias e outras melhorias na área).

“Esta é, sem dúvida, a maior conquista da história de Sumaré na área de Mobilidade”, afirmou Cristina. A prefeita Cristina destacou “o empenho do Governo do Estado, da própria Prefeitura, da EMTU

e do povo que assinou o abaixo assinado”, destacando ainda “os enormes ganhos que toda a comunidade terá com o viaduto, facilitando a mobilidade, desafogando o trânsito e promovendo a integração entre as diversas regiões da cidade”.

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Por fim, ela agradeceu “o governador Geraldo Alckmin, por ter entendido a importância da obra pra cidade, ter atendido o nosso pedido e ter prometido (e depois alocado) os recursos necessários para a obra, através da EMTU”.

EMTU

A EMTU adiantou que dará início ao projeto básico do viaduto já em janeiro de 2015, com previsão de execução em 60 dias. “Os levantamentos do projeto nos trarão subsídios de custos para contratação e implantação do viaduto”, disse a empresa. A licitação e a obra devem ocorrer em seguida.

“O secretário Marcelo Mattos Araújo aceitou o recurso interposto por esta gestora para que os projetos básico e executivo do viaduto para transposição do Ribeirão Quilombo e da ferrovia com integração e revitalização da antiga Estação e subestação em Sumaré, sejam realizados. O recurso foi impetrado porque a EMTU acredita que o projeto do viaduto é a melhor opção para a cidade, atendendo ao transporte coletivo e melhorando a mobilidade na região, dando continuidade à ligação entre Sumaré, Hortolândia e Campinas”, informou a empresa pública.

Além do viaduto, a EMTU vai construir uma nova avenida ligando a Avenida Rebouças, em Sumaré, até a Avenida Olívio Franceschini, em Hortolândia, o viaduto sobre a linha férrea e o Ribeirão Quilombo e o “Terminal Metropolitano” de Sumaré (a nova Rodoviária). Serão, no total, mais de R$ 200 milhões em investimentos.

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