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Primeira etapa da obra de substituição de redes na região central de Sumaré tem avanço de 86%
Intervenção irá beneficiar 2.300 moradores e modernizar o sistema de abastecimento de água da cidade
Dando continuidade ao trabalho de modernização do sistema de abastecimento de água de Sumaré, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade, iniciou, no segundo semestre de 2021, uma obra de substituição de redes na região central da cidade que vai beneficiar cerca de 2.300 moradores. A ação faz parte de um plano de substituição de redes que a concessionária executa no município.
No total, 6,5 quilômetros de tubulações serão substituídos. Até o momento, a concessionária já executou a troca de 5,6 quilômetros de rede, o que equivale a 86% do montante previsto. Após a conclusão da substituição das tubulações, a concessionária irá realizar a interligação das ligações de água existentes na nova rede – segunda etapa da obra.
As intervenções ocorrem na Rua Dom Barreto, Rua Antônio do Vale Melo, Rua Antonio Jorge Chebab, Rua dos Bandeirantes, Avenida da República, Avenida Sete de Setembro, Rua Justino França, Rua José Mancini, Avenida Rebouças, Rua Alerte Maria de Marchi, Rua José Luiz Duarte, Rua Pedro Consulin, Rua José Maria Miranda e Rua Ângelo Ongaro.
A obra
As redes existentes na região central são de ferro, material mais suscetível a rompimentos e que permite a incrustação de partículas nas paredes internas. A nova tubulação é de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material mais resistente a deformações e grandes pressões e com baixo efeito de incrustação, além de ser de fácil manuseio e instalação, com uma durabilidade superior a 50 anos. “Com a troca, reduziremos consideravelmente as paralisações no abastecimento em função da necessidade de reparos”, explica Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK em Sumaré.
Além disso, o plano de substituição de redes influencia diretamente na redução de perdas de água do município. Com o novo material, as perdas são praticamente eliminadas pela redução do número de vazamentos nas tubulações. Desde que assumiu a concessão, em 2015, a BRK reduziu o índice de perdas de água de 60%, para menos de 34,91% (média de 2021).
Para minimizar o impacto à população, a empresa optou por executar a obra por meio do método não destrutivo (MND), que reduz a quantidade de escavações, uma vez que são abertas valas em locais pontuais para inserir a tubulação. Além disso, permite que o abastecimento continue ocorrendo com regularidade nas residências e comércios do local, o que é possível porque a concessionária instala um varal, que é uma rede externa de abastecimento, que mantém o serviço regular.
“Esse método é inovador e mostra o compromisso da concessionária em promover melhorias, de modo que a população não seja tão impactada”, explica o gerente.
Em caso de dúvidas a população pode entrar em contato com a concessionária pelo 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.