Queda de energia afeta captação no Atibaia
O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Sumaré informa que durante a forte chuva da noite dessa quarta-feira, 14 de janeiro, que atingiu boa pare das cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), houve uma queda no fornecimento de energia elétrica nas proximidades da Estação de Captação do Rio Atibaia, interrompendo assim todo o processo de tratamento e distribuição realizado pela ETA (Estação de Tratamento de Água) 2, do Parque Itália. Os fortes ventos chegaram a derrubar árvores e prejudicar postes elétricos situados nas proximidades da Captação.
Tão logo o problema foi detectado pelos técnicos da autarquia municipal, a concessionária dos serviços de energia, a CPFL Paulista foi acionada, e a retomada no fornecimento ocorreu ainda na madrugada desta quinta-feira, dia 15.
No entanto, como acontece nestes casos, mesmo após esta retomada do fornecimento de energia, o DAE adianta que o reabastecimento nas regiões afetadas (aquelas atendidas pela ETA 2) só será normalizado gradualmente, até que se alcance novamente a pressão nas redes e o nível dos reservatórios dos bairros – o que só deve ser ocorrer em torno de 24 horas após o religamento das bombas.
Além disso, é esperado que a pressão da água voltará ao normal com maior rapidez nos pontos mais baixos dos bairros das regiões do Maria Antonia, Matão, Área Cura, Picerno e Nova Veneza, enquanto os pontos mais altos e de “ponta de rede” levarão mais tempo para ter o abastecimento normalizado.
Share this content: