Connect with us

Nossa Cidade

Recuperação das Estradas Rurais é feita com reaproveitamento ecológico

Publicado

em

Melhorar as condições de tráfego, proporcionando ganhos na mobilidade das famílias e trabalhadores rurais e no escoamento da produção. Estes são os objetivos do Programa de Recuperação das Estradas Rurais de Sumaré em execução pela Administração Municipal desde 2014, com o apoio dos agricultores e donos de chácaras do Município.

Na primeira etapa do programa, cerca de 1.000 metros da Estrada Municipal Luiz Fernandes Bredda foi recuperado e, neste ano, mais 2.000 metros receberão as melhorias. No bairro Chácaras Cruzeiro do Sul, as melhorias, iniciadas no ano passado, chegarão a aproximadamente 2 quilômetros e beneficiarão também a população do Parque Dante Marmirolli.

“Hoje é outra estrada. Não precisamos nos preocupar com o barro quando chove ou com condições precárias da estrada, que acabavam quebrando o maquinário e estragando a mercadoria”, contou o agricultor Ângelo Paschoal Basso, das Chácaras Cruzeiro do Sul.

A Angelo Furian é outra estrada municipal que faz parte deste pacote. Nesta via pública, a Administração Regional da Área Rural já iniciou os trabalhos de preparação do solo para o recebimento da pedra brita em cerca de 4 quilômetros de extensão.

Em outra etapa do trabalho, as estradas municipais Emílio Coltro e Romano Bellintani também serão beneficiadas. A colocação de brita nas estradas rurais melhora as condições de todo o processo de escoamento da produção rural.

Publicidade

As pedras utilizadas no Programa de Recuperação das Estradas Rurais foram adquiridas pela Administração Municipal com recursos do ITR (Imposto sobre a Propriedade Rural). A definição das obras e a destinação dos recursos foi uma decisão conjunta entre a Prefeitura e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

 “Estas obras representam muito para os agricultores sumareenses, melhorando significativamente o fluxo de veículos, o escoamento da produção local e a valorização dos imóveis da área rural”, comentou o responsável pelo conselho, Gerson Cezar Stein, na ocasião da entrega das pedras.

No total, Sumaré comprou mais de 3 mil toneladas de brita, num investimento equivalente a R$ 130 mil. Recursos do ITR também foram utilizados na aquisição de implementos agrícolas (roçadeira, PNA – Plaina de Nivelamento Agrícola e pulverizadores)

REAPROVEITAMENTO

Além destas ações que visam a recuperação das estradas rurais, a Prefeitura de Sumaré também está em processo de montagem de uma cadeia de reciclagem para a coleta e a destinação correta dos materiais que podem ser reaproveitados, em especial os RCCs (Resíduos da Construção Civil), que após o devido trabalho de triagem e trituração, fornecerá constantemente mais material para o serviços de manutenção das estradas rurais, com custo praticamente zero para o Município.

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook