Connect with us

Nossa Cidade

Sumaré inicia vistorias em veículos do Transporte Escolar particular

Publicado

em

Já está aberto o período de vistoria do primeiro semestre nos veículos que prestam serviços particulares de Transporte Escolar em Sumaré, bem como para as respectivas renovações dos cadastros destes prestadores de serviço. Ambas as atividades são realizadas pela SMMUR (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural) da Prefeitura de Sumaré. Até dia 30 de janeiro, devem ser obrigatoriamente vistoriados ônibus, vans e microônibus escolares que trafegam pela cidade, explorados tanto por pessoas físicas (autônomos) quanto jurídicas (empresas).

Na vistoria, os técnicos do Município avaliam as condições de segurança e conforto que o veículo oferece aos alunos e emite o selo de conformidade, que deve ser afixado no parabrisa. São verificadas as condições mecânicas, elétricas, pneus, pneus sobressalentes, triângulos de advertência, extintores de incêndio, cintos de segurança e outros itens de segurança, registradores de velocidade, além de faixa escolar de 40 centímetros em toda a extensão do veículo, vidros para-brisas riscados e/ou trincados, enfim, todo o disposto no CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Após esta etapa concluída, os veículos do Transporte Escolar também devem passar por uma vistoria da Ciretran, para averiguar, entre outras coisas, a procedência e legalidade do veículo, bem como a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do condutor, que deve ser compatível com a função do transporte de alunos.

FISCALIZAÇÃO

A partir do dia 2 de fevereiro, com o retorno das aulas, começa a fiscalização desta modalidade de transporte pelos Agentes Municipais de Trânsito. “Lembramos ainda que, de acordo com o CTB, os veículos do Transporte Escolar devem passar por vistoria sempre nos meses de janeiro e julho de cada ano”, explicou o secretario da SMMUR, José Carlos Alves.

Publicidade

O secretário orientou ainda os pais e responsáveis, ao contratarem o serviço, a terem a cautela de verificar se o veículo já passou pelas vistorias e está devidamente credenciado para a realização do Transporte Escolar – checando, por exemplo, a presença do selo.

Caso o proprietário não realize a revista obrigatória, o veículo estará sujeito à multa e apreensão. Mais informações aos operadores e consumidores deste serviço pelo telefone (19) 3399-5572.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook