Connect with us

Nossa Cidade

Sumaré prepara mudança de mais 340 famílias de programa habitacional

Publicado

em

Balanço atualizado aponta que 1.530 famílias já foram removidas de ocupações irregulares e realocadas em apartamentos

Nos próximos dias, começa a mudança de mais 340 famílias beneficiadas pelo Programa de Habitação da Prefeitura de Sumaré, que vão para o Condomínio Lindoia, na região do Matão. Será o quinto condomínio a ser ocupado, totalizando a entrega de exatos 1.800 apartamentos entre outubro de 2013 e fevereiro de 2015 – de um total de 5.636 unidades viabilizadas pela Prefeitura junto aos programas “Minha Casa, Minha Vida” e “Casa Paulista”. Trata-se de um dos maiores programas de habitação popular da região, e o maior da história de Sumaré.

O Condomínio Lindoia fica dentro do empreendimento Jardim das Estâncias, construído na região do Matão. Além da chamada “demanda de indicação”, definida pela Secretaria de Habitação, o Condomínio é o primeiro a ser ocupado, também, por pessoas beneficiadas através da “demanda geral”, que reuniu famílias que se inscreveram voluntariamente e foram sorteadas em agosto de 2014.

CONDOMÍNIOS

No total, o programa conta com 560 unidades construídas no Residencial Emílio Bosco (Matão), 2.396 no Loteamento Jardim das Estâncias (Matão), 1.500 no Loteamento Jardim das Águas (Nova Veneza) e 1.180 no Residencial Itália (Área Cura).

Publicidade

Metade das unidades é destinada à “demanda indicada”, formada por famílias oriundas de ocupações irregulares de áreas públicas, e os outros 50% são para a “demanda aberta” ou “de sorteio”, para famílias que se inscreveram voluntariamente no programa e foram sorteadas em agosto de 2014.

Todas eles são destinados à “faixa 1”, ou seja, a quem tem renda familiar mensal de até R$ 1.600,00 e mora na cidade há 5 anos ou mais. O investimento em todos os empreendimentos, em construção e aqueles já entregues, contabilizam um montante de quase R$ 405 milhões.

1.530 INDICADOS DEIXAM OCUPAÇÕES

Das 1.800 unidades entregues, 1.530 foram destinadas pela Prefeitura para famílias que moravam em ocupações irregulares, através da “demanda indicada”. Os demais 270 apartamentos prontos foram entregues para o primeiro grupo de famílias da chamada “demanda geral”, ou seja, que se inscreveram voluntariamente no prazo, se enquadraram nos critérios e foram sorteadas pela Prefeitura.

Estas unidades habitacionais que já possuem moradores estão divididas em diversos condomínios, como o Emílio Bosco (Matão – entregue em outubro de 2013), Poços de Caldas (Matão – entregue em outubro de 2014), Serra Negra (Matão – entregue em dezembro de 2014), Águas de Lindoia (Nova Veneza – entregue em janeiro de 2015) e Lindoia (Matão – entrega prevista para fevereiro de 2015).

Publicidade

DEMOLIÇÕES

Mais do que apenas um programa habitacional, trata-se também de uma grande iniciativa de redução no número de famílias morando em situação precária na cidade, ou seja, de eliminação, através da “demanda indicada”, de habitações em antigas ocupações de áreas verdes públicas, principalmente aquelas situadas em áreas de risco e APPs (Áreas de Preservação Permanente) ou alvo de ações civis públicas movidas pelo Ministério Público.

E, a cada família removida de uma ocupação e realocada em um apartamento popular, um casebre é demolido pela Prefeitura para nunca mais ser ocupado. Assim, diversas áreas verdes da cidade também serão “devolvidas” à comunidade.

DIGNIDADE, ENFIM

Se é bom para a cidade como um todo, que vê diminuir pela metade suas ocupações e favelas, o programa é ainda melhor para os beneficiados, que adquirem a casa própria com grandes subsídios e passam a mora com dignidade e segurança – e nunca mais terão medo das chuvas e das enchentes nas beiras dos córregos e rios onde moravam antes.

Publicidade

É o caso de Gisleine de Santana Dias, uma das primeiras moradoras do Residencial Emílio Bosco, entregue no fim de 2013. No apartamento, ela vive com a filha. “A sensação é maravilhosa. É a casa dos sonhos e estou muito feliz”, resumiu.

Já dona Loreta Santos Oliveira, moradora do Condomínio Serra Negra, está muito feliz por, finalmente, conseguir um local seguro para morar. “Estou muito feliz. Morava no Santa Terezinha do Matão e minha casa sempre enchia de água, quase não tenho móveis”, contou Loreta, que mudou-se recentemente para um apartamento do 1º andar do Condomínio Serra Negra.

PRÓXIMAS ENTREGAS

Além das unidades habitacionais já entregues, a Prefeitura de Sumaré já iniciou a preparação para a entrega dos próximos residenciais. Recentemente, a Secretaria de Habitação realizou as primeiras reuniões do Trabalho Técnico-Social com famílias beneficiadas por apartamentos do Condomínio Águas de São Pedro (280 unidades, em Nova Veneza), Condomínio Bari (300 unidades, na Área Cura) e Condomínio Barra Bonita (260 unidades, no Matão). Ou seja, muito em breve, serão mais 840 famílias beneficiadas e vivendo, muitas vezes pela primeira vez, em um local seguro e regularizado.

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook